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PANTONE E ROBBIALAC LANÇAM COR DO ANO 2017: PANTONE 15-0343 GREENERY

Data de publicação

A Pantone, empresa pertencente à X-Rite, considerada a autoridade global da cor, e a Robbialac, marca de referência no panorama nacional do sector das tintas, anunciam hoje a cor do ano 2017: PANTONE® 15-0343 Greenery.

Este tom verde-citrino, fresco e revigorante, evoca os primeiros dias da primavera quando a verdura da natureza se renova, ilustrando também a folhagem florescente e a exuberância das maravilhosas paisagens que apelam a uma inspiração profunda e a um momento de renovação.

“Enquanto Serenity e Rose Quartz, eleitas Cor do Ano 2016, expressavam a necessidade de tranquilidade e harmonia num mundo caótico, Greenery surge em 2017 para nos encher com a esperança que procuramos coletivamente perante um panorama extremamente complexo a nível social e político”, explicou Leatrice Eiseman, Directora Executiva de Pantone Color Institute®, reforçando que a Cor do Ano 2017 “satisfaz o desejo crescente da sociedade de rejuvenescimento, revitalização e união ao mesmo tempo que simboliza a ligação que procuramos com a natureza, uns com os outros e com um propósito maior”.

Quanto mais as pessoas estão submersas na realidade do mundo moderno, maior é a sua necessidade de se refugiar na beleza e inerente aconchego proporcionado pela natureza. Este sinal de mudança tem-se reflectido num aumento significativo da presença da tonalidade Greenery no nosso dia-a-dia, manifestado no planeamento urbanístico, arquitectura, lifestyle e escolhas de design a nível global. Uma tonalidade habitualmente presente em segundo plano, Greenery assume agora um papel predominante na cromática utilizada nas várias indústrias do mundo inteiro.

“O verde-citrino desperta a vontade de expressar, explorar, experimentar e reinventar-nos, transmitindo uma sensação de leveza”, afirma Eiseman, destacando que “através da sua vibração reconfortante e simultaneamente assertiva, Greenery transmite-nos autoconfiança e a ousadia necessária para vivermos a vida à nossa maneira”.

A Cor da Inovação

Muitas vezes associada ao ambientalismo e à natureza, Greenery é também hoje em dia o elo de ligação entre tecnologia e inovação por estar associada a características como a ousadia, vitalidade e modernidade. Muitas das novas apps, iconografia de animação e novas start-ups digitais expressam esta energia utilizando a apelativa e cativante cor verde nos seus logotipos. Transmitindo progressão e espírito pioneiro, Greenery representa a essência do empreendedorismo que está intimamente ligada à actividade das indústrias que a escolheram.

Greenery na Decoração e Arquitectura

Na decoração de interiores e exteriores, os open space e as janelas que se prolongam do chão ao tecto constituem a simbiose perfeita, permitindo que o verde da paisagem exterior faça parte integrante do ambiente da divisão. Apontamentos de Greenery complementam harmoniosamente a decoração em qualquer divisão e estão presentes na cor da parede, mobiliário e objectos de decoração, obtendo-se um efeito de pura tranquilidade e bem-estar. Por outro lado, pintar uma parede de Greenery confere um apontamento de cor revigorante ao espaço, com a vantagem de criar a ilusão de termos a natureza dentro de casa. Aliás, o uso desta cor contribui para melhorar a auto-estima, reduzir a ansiedade e aumentar a sensibilização para o que nos rodeia.

Sendo a Robbialac uma marca de tintas que possui uma vasta gama de soluções decorativas para todo o tipo de pinturas, seja para a protecção ou decoração, com produtos de qualidade reconhecida e com garantia de um resultado superior, decidiu associar-se ao referencial mundial da área da cor – o Pantone Color Institute® - e tornar-se o representante da cor no ano em Portugal, através do lançamento de uma selecção exclusiva de cores Pantone, com destaque para a cor do Ano, já disponível na colecção Robbialac Inspired by Pantone.

Sobre a Cor do Ano PANTONE

O processo de selecção da Cor do Ano implica uma análise cuidada e exaustiva de um vasto conjunto de factores. Para chegar à seleção final a cada ano, os especialistas da cor da Pantone percorrem o mundo à procura de novas tendências e influências que sejam significativas e que possam ser traduzidas numa cor que as represente. Esta jornada inclui incursões na indústria da moda, da arte, do turismo, dos espetáculos e do entretenimento – incluindo filmes que estão em

fase de produção, coleções de arte, destinos de viagem de referência e a análise de múltiplos factores socioeconómicos. Também poderão existir influências do mundo da tecnologia, bem como uma análise de novas texturas e efeitos que tenham impacto na cor e até mesmo de eventos desportivos que suscitem interesse a nível mundial.

Durante 17 anos, a Cor do Ano da Pantone tem influenciado o desenvolvimento de produtos e decisões de compra em várias indústrias, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produto e design gráfico. As cores dos anos anteriores incluem:

 PANTONE 15-3919 Serenity e PANTONE 13-1520 Rose Quartz (2016)

 PANTONE 18-1438 Marsala (2015)

 PANTONE 18-3224 Radiant Orchid (2014)

• PANTONE 17-5641 Emerald (2013) • PANTONE 17-1463 Tangerine Tango (2012) • PANTONE 18-2120 Honeysuckle (2011) • PANTONE 15-5519 Turquoise (2010) • PANTONE 14-0848 Mimosa (2009) • PANTONE 18-3943 Blue Iris (2008) • PANTONE 19-1557 Chili Pepper (2007) • PANTONE 13-1106 Sand Dollar (2006) • PANTONE 15-5217 Blue Turquoise (2005) • PANTONE 17-1456 Tigerlily (2004) • PANTONE 14-4811 Aqua Sky (2003) • PANTONE 19-1664 True Red (2002) • PANTONE 17-2031 Fuchsia Rose (2001) • PANTONE 15-4020 Cerulean (2000)

Pantone_COY2017_logotipoGreenery_Porta ExteriorGreenery AmbienteEmbalagem Pantone Greenery

Fonte: http://store.pantone.com./