facebook_pixelViaduto Ghar El-Baz, Argélia | Projectista

Viaduto Ghar El-Baz, Argélia

Data de publicação

A Quadrante, prestadora de serviços de Engenharia e Consultoria, foi a empresa responsável pelo projeto do viaduto Ghar El-Baz, uma obra de arte na Argélia.

Situado na Orla Costeira de Jijel, na zona Nordeste da Argélia, o viaduto que liga Jijel a Bejaia, vai resolver o problema de congestionamento que se verifica diariamente na Wilaya, nomeadamente durante o verão, no qual ser regista um considerável fluxo de turistas.

Eng.º Tiago Costa, responsável pela área de Transportesda QUADRANTE, afirma que “o impacto deste projeto na melhoria das condições de mobilidade naquela zona da Argélia é muito relevante. Neste caso em concreto, o novo Viaduto permite uma melhoria das condições de circulação rodoviária, quer em termos de nível de serviço quer de segurança. Integrar estes projetos internacionais no leque de serviços prestados pela Quadrante, é assim uma das maiores prioridades para a empresa.” 

Este projecto, com interesse socioeconómico para a região, vai funcionar como variante a uma zona de via rodoviária e tem a particularidade de possuir duas zonas distintas com soluções diferentes de tabuleiro. A primeira possui cerca de 260m de comprimento e é composta por um tabuleiro em caixão, betão betonado “in situ” e cinco vãos, onde o primeiro é composto por 40 metros, os três seguintes com 60 metros cada um e um vão final com mais 40 metros. A segunda parte do viaduto possui um vão único de cerca de 50m, composto por um tabuleiro misto de aço/betão, simplesmente apoiado, fechando em 310 metros o comprimento total do viaduto.

Atualmente o grupo desenvolve atividade a nível mundial, nomeadamente em Argélia, Angola, Brasil, Chile, Ghana, Moçambique, Peru, Portugal, França, Roménia e Reino Unido.

Gabinete:

QUADRANTE - ENGENHARIA E CONSULTORIA, LDA