facebook_pixelCortiça no Festival Eurovisão da Canção 2018 | Projectista

Cortiça no Festival Eurovisão da Canção 2018

Data de publicação

  • Eurovision Village - um espaço de entretenimento, em pleno Terreiro do Paço, que acolherá as iniciativas paralelas do Festival da Eurovisão - recebeu 500 blocos de cortiça para a cenografia do espaço
  • Projeto da autoria do estúdio Mood, viabilizado pelo envolvimento da Corticeira Amorim

Centenas de blocos de aglomerado de cortiça expandida são o principal material usado no novo espaço Eurovision Village, do Festival Eurovisão da Canção, em Lisboa, concebido para acolher a programação paralela do evento, com o objetivo de envolver a população da cidade e os turistas. Desenvolvido pelo estúdio Mood, o projeto da cenografia do lounge contou com o apoio da Corticeira Amorim, através da Amorim Isolamentos.

Cristina Andrade, Coordenadora da Eurovision Village, explica que “selecionamos a cortiça para este espaço por ser uma matéria-prima portuguesa. A esta questão, que num evento com estas características poderia por si só justificar a sua utilização, junta-se o facto de este ser um material 100% ecológico, confortável, multifunções, ou seja, versátil, e esteticamente muito bonito, que tem associado uma enorme riqueza.”

E acrescenta: “ Com este conjunto de argumentos, facilmente conseguimos convencer a organização internacional do Eurovision Song Contest que a cortiça era o material ideal para o espaço e envolver a Amorim Isolamentos, cujo apoio foi essencial para o resultado que agora vemos.”

Segundo Rita Muralha e Raul Santos, que lideram o estúdio Mood, “Para a elaboração do projeto da área lounge e esplanada do Euro Village, a colaboração com a Amorim foi decisiva. Utilizámos os blocos de cortiça prensada, normalmente destinados a isolamento, e criámos muretes e mobiliário. Estes blocos, maciços e autoportantes, são ideais para este tipo de projeto efémero dadas as suas características. Podem quase funcionar como um LEGO gigante, dando um aspeto final muito contemporâneo. Para além disto, é um material português de excelência, 100% natural. Também isto, dado que o projeto está integrado num evento de grande visibilidade internacional, faz todo o sentido para divulgarmos e promovermos o que se faz no nosso país.”

Tipicamente usado como solução de isolamento para projetos de construção sustentável, o aglomerado de cortiça expandida tem vindo a afirmar-se como uma matéria-prima de excelência para projetos de design de interiores.

Nos últimos anos, tem também sido usado em inúmeros eventos que, feitos a partir de Portugal, são de grande projeção internacional. São exemplos o

Archi Summit, um projeto que juntou Manuel Aires Mateus e o estúdio de arquitetura SAMI na famosa pala do Pavilhão de Portugal, a Praça de Verão de José Neves para o CCB ou a Moda Lisboa, um projeto também liderado pelo estúdio Mood.

Carlos Manuel Oliveira, Diretor Geral da Amorim Isolamentos refere ser “De novo uma satisfação ver a cortiça, um material iminentemente nacional e de grande qualidade, num evento que acolherá as comitivas de todo o mundo que, desta forma, poderão estar em contacto com esta matéria-prima. O Festival Eurovisão da Canção projeta Portugal e a sua cultura, pelo que nos pareceu natural a associação da cortiça ao evento."

O Eurovision Village está instalado na Praça do Comércio, é o local onde, entre 4 e 12 de maio, serão promovidas as entrevistas que antecipam o Festival e a partir de onde se acompanham todos os preparativos deste mega evento, organizado este ano a partir de Portugal.

www.corticeiraamorim.com