facebook_pixelSonae Sierra elege novos conceitos para os seus Centros Comerciais | Projectista

Sonae Sierra elege novos conceitos para os seus Centros Comerciais

Data de publicação

  • Du Monde Chocolat, The Bam&Boo Toothbrush, (think) out Portugal, IB - Inês Bernardo, Oiôba e Ecowheels foram os conceitos escolhidos
  • Os vencedores poderão testar as suas ideias de negócio num dos 16 centros comerciais aderentes em Portugal sem custos durante 6 meses
  • Mais de 150 candidaturas recebidas

A Sonae Sierra acaba de eleger os conceitos vencedores da segunda edição do concurso Rising Store, uma iniciativa que pretende desafiar empreendedores a desenvolverem projetos de negócio na área do retalho. Os projetos vencedores vão ter a oportunidade de testar o seu negócio num dos 16 centros comerciais abrangidos pela iniciativa em Portugal e beneficiar de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais, bem como, a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.

Após o sucesso da 1ª edição organizada em Portugal em 2016, a 2ª edição fica marcada pela sua expansão para o mercado Espanhol, cujos vencedores serão conhecidos no final deste mês.

Os projetos Du Monde Chocolat, The Bam&Boo Toothbrush, (think) out Portugal, IB - Inês Bernardo, Oiôba e Ecowheels foram selecionados devido ao caráter inovador e originalidade da ideia de negócio, à sua relevância estratégica para integrar a oferta comercial dos Centros geridos pela Sonae Sierra em Portugal, à aplicabilidade do projeto, para além do seu potencial de negócio e qualidade da apresentação.

Cristina Santos, Diretora da Sonae Sierra de Gestão de Centros Comerciais em Portugal e Espanha afirma: “É com enorme satisfação que damos a conhecer os conceitos que venceram a segunda edição do Rising Store que irão marcar presença e acrescentar valor aos centros comerciais que gerimos em Portugal. Queremos ter um papel ativo na colaboração com lojistas atuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo que empreendedores individuais, pequenas empresas, startups ou projetos de retalho de âmbito local se desenvolvam em circunstâncias exclusivas. Neste sentido, é para nós um orgulho ajudar a concretizar estes projetos que irão certamente aportar valor ao negócio e à sociedade”.

A Rising Store é uma plataforma de apoio ao empreendedorismo promovida pela Sonae Sierra e surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da empresa, cujo objetivo se centra na antecipação de tendências futuras no sector do retalho, na criação de novos conceitos e na inovação orientada para a sustentabilidade (SOI – Sustainability Orientated Innovation). Desta forma, nesta edição foram valorizados os novos conceitos de retalho que promovem, junto dos visitantes, mudanças comportamentais positivas e que incentivam a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

A iniciativa conta com o apoio institucional da ANJE, com o apoio da agência Young&Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do SharkTank.

Os vencedores entram agora na fase de incubação com vista à abertura das lojas ou espaços comerciais, esperando-se a sua abertura ao público dentro de 9 meses nos centros comerciais AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e NorteShopping.

Os projetos vencedores

Oiôba é uma marca de swimwear e activewear fundada na cidade do Porto em 2015 e que resulta da parceria de 2 arquitetos. A ideia da marca surgiu depois de uma experiência de Erasmus no Rio de Janeiro e da observação de um gap no mercado para uma marca irreverente e com linguagem estática forte e marcante. A experiência e rede de contactos dos fundadores tem sido decisiva no percurso. Apesar da formação em arquitetura (FAUP), ambos têm ligação ao sector empresarial, fator decisivo para criar a visão e o percurso estabelecido até agora. A vantagem competitiva da marca assenta numa forte relação com a comunidade artística, fator que se tem vindo a assumir como cada vez mais fulcral para a criação de uma comunidade de seguidores e simpatizantes da marca.

A (think) out Portugal é uma marca de lembranças portuguesas que, desde 2016, (re)cria símbolos culturais e tradicionais de forma original e criativa, (re)inventando-os através de ilustrações que salvaguardam a singular iconografia do vasto património português. Mais do que um gift, uma emoção! Numa época em que o Turismo é o ex-libris e a rampa de crescimento do país, a marca de lembranças portuguesas almeja, através do design e da utilização de técnicas manuais e semi-industriais, enaltecer a nossa cultura.

A Du Monde Chocolat surgiu em 2015 com a missão de proporcionar viagens através do mundo do cacau e do chocolate. Com loja na Baixa do Porto e com mais de 300 referências de chocolate, a Du Monde distingue-se não só pela qualidade dos seus chocolates, mas também pela grande variedade, representando marcas internacionais, 80% das quais Bean-to-Bar. O Bean-To-Bar apresenta-se como a essência do mundo do chocolate, uma vez que todo o processo de fabrico é dominado, desde a seleção dos melhores grãos de cacau, até a criação da tablete, garantindo sempre a sustentabilidade e o respeito pelas pessoas e pela região onde o cacau é cultivado. A Du Monde Chocolat é um conceito para os apaixonados por chocolate, e também para os curiosos por este entusiasmante e delicioso mundo do cacau!

A IB - Inês Bernardo é uma marca de moda para bebés e crianças que foi pensada com o objetivo não só de criar roupas, mas também de proporcionar momentos especiais aos pais e aos mais pequeninos, através de modelos e padrões originais e muito apelativos,que ajudam a criar histórias únicas e a proporcionar memórias inesquecíveis. Os modelos IB privilegiam padrões e cores muito diferentes da palete habitual para bebés, para aqueles pais que estão cansados do rosinha e do azulinho, e também modelos temáticos como ursos, coelhos, raposas, tubarões, pandas, renas e até sereias, para aqueles pais que não se importam de ser diferentes e divertidos.

A Ecowheels é uma marca criada no final de 2017 que assenta em dois pilares fundamentais: Ecologia e Mobilidade.A preservação do planeta é uma preocupação cada vez maior e encontrar um meio de transporte ecológico que nos faça chegar rapidamente ao destino foi o principal desafio desta marca. Quer seja por hobbie, desporto ou como alternativa para deslocação, a bicicleta elétrica, segundo a Ecowheels vem melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Ecowheels oferece uma vasta gama de bicicletas elétricas de qualidade com design atrativo e a preços acessíveis.

A Bam&Boo Toothbrush é uma marca Portuguesa de escovas de dentes de Bambu e amigas do ambiente. A Bam&Boo vem trazer mais sustentabilidade e ecologia a um produto que todas os anos e só na Europa deita para o lixo mais de mil milhões de escovas de plástico não biodegradável.A marca acredita por isso que mesmo as coisas mais básicas da vida merecem ser repensadas para serem mais funcionais e ecológicas. A Bam&Boo Toothbrush é uma escova ecológica com o cabo de bambu e embalagem amiga do ambiente. O bambu é a planta que mais rápido cresce no mundo ao mesmo tempo que requer poucos recursos para se desenvolver, sendo por isso considerado uma das matérias primas mais sustentáveis do planeta. É também naturalmente antibacteriana, o que faz do bambu a melhor opção,tanto para o ambiente, como para a saúde oral.

www.sonaesierra.com