facebook_pixelDesempenho do vidro versus estética | Projectista
Guardian Glass

Desempenho do vidro versus estética

Data de publicação

A Guardian Glass estará presente na Glasstec – HALL 10 | STAND A24
( 23 – 26 de Outubro 2018 – Dusseldorf – Alemanha )

Edifícios diferentes têm necessidades diferentes no que diz respeito à estética, desempenho e função. Poucos materiais de construção conseguem ter um impacto tão grande em todas estas três áreas quanto o vidro.

A estética, o desempenho e a função do vidro estão intrinsecamente ligados; não é possível considerar um sem os restantes. Muitas qualidades estéticas dos produtos de vidro podem ser asseguradas com múltiplos recursos de desempenho - e vice-versa. Escolhendo o vidro certo os arquitetos podem beneficiar do melhor desempenho possível combinado com a aparência mais apelativa.

Nas últimas décadas, a indústria do vidro esteve envolvida numa corrida pelo desempenho, mas com aumentos progressivos cada vez menores à medida que as tecnologias de vidro se consolidam. Muitas vezes estas pequenas melhorias de desempenho fazem-se à custa da diminuição da aparência estética do vidro.

Ao melhorar a seletividade do vidro (ou seja, a relação entre a transmissão luminosa e o fator solar), é provável que a estética do vidro e a cor da luz no interior da construção não sejam as desejadas para o arquiteto, ou para o conforto dos seus ocupantes.

Hoje em dia, para as fachadas de vidro, as tendências são de neutralidade, alta transmissão de luz, refletividade (vidro altamente refletivo ou que tem tão pouca reflexão quanto possível) e vidro de grandes dimensões e formas (por exemplo, vidro curvo ou dobrado).

A Guardian Glass deu, portanto, um passo ousado numa caminhada que introduz uma visão diferente no nosso portfólio de produtos. O nosso objetivo é garantir os produtos de vidro com o melhor desempenho e os mais atraentes do setor. Ao combinar a flexibilidade, cor e função, os nossos produtos ajudam os arquitetos a alcançar as suas visões mais inspiradoras.

Por isso, trabalhamos arduamente para garantir aos nossos clientes produtos de vidro com elevado desempenho, mas sem comprometer a estética. Recentemente, lançámos novos produtos de vidro que mostram uma estética aprimorada, com uma cor mais neutra e consistente, independentemente do ângulo de visualização.

Vamos olhar para este exemplo recente:

Vidro Guardian SunGuard® SNX 60
O nosso vidro revestido de controlo solar SunGuard SNX 60 é um excelente exemplo de um produto que lançámos recentemente e que garante uma estética cuidada para níveis de desempenho de vidro praticamente idênticos ao seu antecessor.

O SunGuard SNX 60 é um vidro de controlo solar com revestimento triplo prata que oferece elevado desempenho, eficiência energética e estética aprimorada. Tem uma aparência consistentemente neutra e transparente. O vidro permite a entrada de 60% da luz natural diurna e apenas 29% do calor solar e tem um nível muito elevado de isolamento térmico.

O SunGuard SNX 60 foi selecionado para o projeto La Casa del Desierto ("A Casa do Deserto"). Este exigente, mas criativo, projeto da Guardian Glass foi concluído recentemente no Deserto de Gorafe, em Espanha. O projeto tinha um objetivo claro: demonstrar em primeira mão, no decurso das quatro estações do ano, a importância do vidro na nossa vida diária e num dos ambientes mais adversos e extremos da Europa.

A Casa do Deserto assenta numa estrutura de madeira que é totalmente envidraçada com vidro de eficiência energética Guardian Glass, incluindo o SunGuard SNX 60. O projeto desta casa ecologicamente amiga do ambiente e eficiente em termos energéticos, é o resultado dos esforços combinados de uma grande equipa de experientes arquitetos, especialistas em vidro, engenheiros e consultores.

Trabalhar com parceiros para resolver questões concretas
A Guardian Glass também trabalha em estreita colaboração com parceiros do setor para propor aos nossos clientes soluções de vidro eficientes, que sejam totalmente testadas e aprovadas para aplicações específicas na resolução de desafios concretos. Isto significa que queremos propor soluções específicas aos arquitetos, fachadistas e aos nossos clientes aos problemas que enfrentam.

Eis alguns exemplos:

Sistema TEA da Guardian
Outro desenvolvimento recente da Guardian Glass (que também é usado em “A Casa do Deserto”) é o Sistema TEA (ou "True Edge Application") da Guardian. Esta tecnologia única melhora a qualidade e reduz o tempo necessário para a esmaltagem dos bordos do vidro revestido pulverizado e termicamente tratado da Guardian.

Desenvolvido em estreita cooperação com a Ferro (fornecedor líder a nível mundial de produtos de esmaltagem de vidro), o Sistema TEA da Guardian não é apenas mais rápido e confiável que os métodos convencionais (resultando numa superfície perfeitamente uniforme com excelentes qualidades óticas), como reduz o tempo de entrega dos produtos de vidro estrutural. A tecnologia diminui efetivamente o número de etapas de pós-processamento para um único processo, permitindo que o vidro seja entregue ao cliente com mais rapidez.

O Sistema TEA da Guardian é aplicado ao substrato de vidro revestido para criar uma superfície forte e uniforme que permite uma aderência confiável em aplicações de vidro estrutural, incluindo fachadas, esquinas de vidro, vidro para telhado, janelas de vidro, janelas de vidro suspensas, fachadas totalmente envidraçadas e alhetas de vidro.

www.guardian.com