facebook_pixelTOSCCA apresenta planos de reconstrução da nova fábrica após incêndios de 2017 | Projectista
TOSCCA - EQUIPAMENTOS EM MADEIRA, LDA.

TOSCCA apresenta planos de reconstrução da nova fábrica após incêndios de 2017

Data de publicação

Nos incêndios de outubro de 2017 a empresa ficou reduzida a cinzas.
Passado um ano, prepara a inauguração de uma nova e melhorada fábrica com um investimento que ronda os11 milhões de euros, incluindo fundos próprios e recurso ao programa REPOR.

A TOSCCA - Equipamentos em madeira, Lda., empresa certificada que fabrica e comercializa produtos e soluções de vanguarda para outdoor no setor da madeira, foi uma das empresas nacionais que ficou dizimada com os fogos de outubro de 2017, em Oliveira de Frades. Na altura Pedro Pinhão, o seu sócio-fundador, prometeu que dentro de um ano a TOSCCA estaria de novo 100% recomposta e, por isso, no próximo dia 15 de outubro - precisamente um ano após o fogo – a nova TOSCCA será inaugurada pelas mãos de S. Exa. o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Olhando para todas as adversidades do passado ano como uma nova oportunidade, Pedro Pinhão decidiu não só reconstruir a fábrica na sua íntegra como também aumentá-la em termos de espaço, de forma a sustentar uma expansão de maquinarias,  recursos humanos e produção. Segundo este responsável, “tivemos prejuízos de 10,2 milhões de euros, mas com o recurso a indemnizações e ao apoio de 6 milhões do REPOR- Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas conseguimos renascer com tecnologia de ponta, mais espaço e novas oportunidades de emprego”.

Assim, a nova fábrica conta com 4 grandes pavilhões – um dos quais já concluído e em funcionamento, que representa 7000 m2, e três em desenvolvimento, respetivamente de 8200 m2, 1600 m2 e 160 m2.

A empresa optou por destacar o material nobre que é a sua matéria prima – a madeira – que terá um papel preponderante assumindo 650 m3 na construção, e os restantes 700 m3 serão sim em betão. A área coberta terá 8200 m2 e 30 metros de vão livre conseguidos com recurso ao uso de vigas de alma cheia.

Quanto a medidas de proteção contra incêndios, a TOSCCA vai além das medidas regulamentares obrigatórias, e recorrerá à instalação no ambiente dos pavilhões de sprinklers, sistema automático que ajuda na prevenção de incêndios.

www.toscca.com