DOW PORTUGAL - SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.

logo
Pedido de Catálogo Pedido de Orçamento
Website:
http://building.dow.com/europe/pt/
E-mail:
styrofoam-pt@dow.com
Telefone:
808 200 620
Fax:
808 200 630
Morada:
Soluções para a Construção
Rua do Rio Antuã, n.º 1
3860-529 Estarreja
Descrição:
The Dow Chemical Company

A Dow combina o poder da ciência e da tecnologia com o “Elemento Humano” para, de forma constante, inovar no que é essencial para o progresso da humanidade. Aliando a química e a inovação aos princípios de Desenvolvimento Sustentável, a Companhia ajuda a resolver alguns dos problemas mundiais mais graves, como a falta de água potável, geração de energias renováveis e conservação de energia, assim como o aumento da produtividade agrícola. O diversificado leque de produtos líderes na indústria nas áreas de especialidades químicas, materiais avançados, ciências agrícolas e plásticos proporciona à Dow a possibilidade oferecer uma gama variada de produtos de alta tecnologia e soluções aos clientes em cerca de 160 países e em sectores de elevado crescimento, como a electrónica, água, energia, revestimentos e agricultura. Em 2009, a Dow registou um volume de vendas anual de 45 mil milhões de dólares e manteve aproximadamente 52 mil colaboradores em todo o mundo. Os mais de 5 mil produtos da empresa são produzidos em 214 unidades, instaladas em 37 países. As referências “Dow” ou “Companhia” significam The Dow Chemical Company e as suas subsidiárias, excepto algo expresso em contrário. Para mais informações, consulte www.dow.com

Dow Portugal - Produtos Químicos, Sociedade Unipessoal Lda.

A Dow Portugal com sede no complexo químico de Estarreja, iniciou actividade em 1978. O complexo fabril é constituído por duas fábricas, sendo uma de MDI (um dos tipos de isocianato polimérico) e outra de placas de espuma rígida de poliestireno extrudido para isolamento térmico (STYROFOAM™), contando com a colaboração de 100 funcionários.
A Dow e o isolamento térmico em espuma de poliestireno extrudido (XPS): STYROFOAM

Um dos produtos mais conhecidos da Dow é a espuma azul de poliestireno extrudido (XPS) para aplicação na construção pelas suas excelentes propriedades como isolamento térmico. As soluções STYROFOAM reúnem todos os produtos de isolamento térmico, também identificados mediante marcas registadas de acordo com as aplicações específicas: ROOFMATE™, WALLMATE™, FLOORMATE™.

Os produtos para isolamento térmico em espuma de poliestireno extrudido STYROFOAM são placas rígidas com estrutura de célula fechada e a característica cor azul, caracterizando-se pelas seguintes propriedades:

* excelentes prestações térmicas (condutibilidade térmica muito baixa).
* insensibilidade à água e humidade.
* elevada resistência mecânica.
* grande resistência à difusão do vapor de água.
* capilaridade nula.
* imputrescibilidade.
* facilidade de trabalho, corte e instalação.
* resistência ao manuseamento em obra.
* reacção ao fogo: Euroclasse E.

Estas características mantêm-se ao longo do tempo, pelo que os produtos de isolamento térmico STYROFOAM têm um excelente comportamento a longo prazo.
Aplicações STYROFOAM

Aplicações em construção:

* coberturas planas invertidas: ROOFMATE SL-A e ROOFMATE LG-X.
* coberturas inclinadas: ROOFMATE PT-A e ROOFMATE TG-A.
* paredes e pontes térmicas: WALLMATE CW-A e STYROFOAM IB-A.
* pavimentos: FLOORMATE 200-A, FLOORMATE 500-A e FLOORMATE 700.

Aplicações de pré-fabricação - STYROFOAM LB, STYROFOAM SP, STYROFOAM RTM e STYROFOAM HD 300-F:

As aplicações de pré-fabricação são aqui mencionadas a título de referência. Uma vez que os produtos STYROFOAM para estas aplicações não se destinam a instalação directa em construção, estando pormenorizadas em informação técnica própria.

As placas de isolamento térmico STYROFOAM para pré-fabricação são utilizadas na produção de painéis que se destinam a caixas isotérmicas de transporte refrigerado; câmaras frigoríficas ou de congelação; caravanas; painéis pré-fabricados para edifícios.

Breve história do STYROFOAM

A história do STYROFOAM e, consequentemente do XPS, começa em 1941, ano em que investigadores da Dow criaram este novo material a pedido da Marinha dos Estados Unidos da América, que procurava um material de flutuação adequado para balsas de salvamento e bóias de sinalização. Podemos assim verificar o magnífico comportamento à água do XPS.

Por esta razão, a sua utilização como bóia em plataformas de portos e marinas desportivas generalizou-se com êxito nos E.U.A. e no Canadá desde o final da Segunda Guerra Mundial. Também com o fim desta guerra, foram procuradas outras aplicações para a espuma de XPS, e rapidamente se verificaram as excelentes capacidades de isolamento térmico que poderia proporcionar, capacidades que se mantinham ao longo do tempo pelo facto de não ser afectada pela água ou humidade e ter uma grande resistência mecânica.

Na década de ’50 assistiu-se à progressiva implantação, no mercado dos E.U.A., das placas em espuma de poliestireno extrudido com a característica cor azul, já então denominadas de STYROFOAM. Um excelente exemplo das novas possibilidades oferecidas por este material foi a invenção do sistema de cobertura invertida, que veio revolucionar a construção de coberturas planas.
STYROFOAM e o desenvolvimento de novos produtos.

A Dow é uma empresa na qual o desenvolvimento está baseado em tecnologia de ponta, onde a inovação é uma preocupação constante. Desde que criou a espuma de poliestireno extrudido, nos anos 40, a Dow tem-se empenhado de uma forma rigorosa e criteriosa, na investigação, desenvolvimento e produção de placas de isolamento térmico que respondam às necessidades específicas e locais da indústria da construção, assegurando um nível de propriedades técnicas de elevada qualidade. Deste modo, o Departamento de Produtos para a Construção da Dow tem vindo a desenvolver produtos específicos para o mercado ibérico e, mais especificamente, para o mercado português, como é o caso de alguns produtos para paredes ou coberturas inclinadas.

Certificação da qualidade

As placas de isolamento térmico STYROFOAM contam com o aval das diversas certificações de qualidade e homologações concedidas em todos os Estados europeus. Podem-se referir, entre outros, o Selo INCE e a Marca AENOR em Espanha e a Certificação ACERMI em França.

Em Portugal, além da certificação de produto, a Dow tem contado com Homologações para as placas de isolamento térmico de coberturas em terraço ROOFMATE SL desde 1991. Actualmente, dispõe de uma Homologação Certificada: DH 779, emitida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em 2004.

Serviço técnico

O Departamento de Produtos para a Construção da Dow Portugal, à semelhança dos seus congéneres europeus, dispõe de um serviço de apoio técnico que poderá contactar através do tel. 808 200 620, o fax 808 200 630 ou do e-mail styrofoam-pt@dow.com.

Os técnicos em construção da Dow, e especialistas em isolamento térmico, prestam um serviço de assessoria, tanto em projecto como em obra, dando resposta às questões relativas aos aspectos construtivos ou de aplicação das nossas placas azuis de isolamento térmico STYROFOAM.

Produtos

Dossiers

Obras

marcas