facebook_pixelChega a Portugal a EQUITONE [lunara], uma nova fachada inspirada na superfície da lua | Projectista
EQUITONE

Chega a Portugal a EQUITONE [lunara], uma nova fachada inspirada na superfície da lua

Data de publicação
  • Graças a um processo de produção aleatório e não repetitivo especialmente desenvolvido, cada novo painel apresenta um acabamento diferente, cada painel é único.
  • O lançamento tem sido realizado em simultâneo em todo o mundo, incluindo os mercados de Espanha e Portugal.

O fabricante de materiais de fibrocimento para fachadas ventiladas e interiores Equitone, integrado na multinacional belga Etex, anunciou o lançamento da Equitone [lunara]. É uma estrutura para fachada com um carácter único definido pelo seu acabamento inspirado na superfície lunar. Cada um dos painéis é completamente diferente dado o seu carácter aleatório e não repetitivo. Graças a um processo de produção especialmente desenvolvido, não existem duas lâminas iguais: cada fachada é única. Tal como acontece com todas as inovações de material da EQUITONE, o novo painel de fibrocimento foi criado sob medida em colaboração com uma seleta equipe internacional de arquitetos antes do seu lançamento no mercado.

“Em breve, viver na Lua poderá já não ser um sonho impossível. Há muito tempo que a nossa inspiração para o futuro se baseia no aspeto e nas matérias-primas do satélite natural da Terra. Assim sendo, não admira que o novo painel de fachada EQUITONE [lunara] pareça ter sido criado fora da Terra, mas com aspeto natural ao mesmo tempo. A sua superfície única, coberta com pequenas elevações irregulares e depressões, faz lembrar as crateras da Lua e convida arquitetos e projetistas a conceberem envolventes de edifícios visionárias”, explica Vanessa Marcos, responsável por Marketing da Etex Iberia Exteriors em Espanha e Portugal.

“O novo material oferece uma percepção visual e tangível natural, pétrea, com uma certa nota mineral através de um sutil reflexo metálico da luz. É um material não polido, com toque delicado de linho e rugosidade proeminente, cuja geometria produz um efeito háptico à escala. O material parece de outro mundo, parece que está vivo", explica Míchel García, gerente da marca EQUITONE na península

O lançamento da EQUITONE [lunara] vai decorrer em simultâneo em todo o mundo e os novos painéis estarão disponíveis a partir de hoje em todos os mercados em que a empresa está presente, incluindo Espanha e Portugal, conforme explica a Etex Iberia Exteriors.

O mesmo ADN, mas diferente

Os painéis de fachada EQUITONE [lunara] são feitos de fibrocimento prensado temperado sob pressão de vapor, e consistem principalmente em ar, água, cimento, celulose e fibras. Deste modo, os painéis, que são incombustíveis de acordo com a norma EN 13501-1:2018, garantem uma superfície resistente à geada, impermeável à água e não deteriorável. São adequados para fachadas cortina com ventilação traseira, em todos os tipos e alturas de edifícios, e podem ser montados de forma fácil e simples em subestruturas de madeira ou metal, utilizando sistemas de fixação testados e comprovados. O processo de fabricação, como o de todas as gamas EQUITONE, possui a certificação EPD que destaca o baixo impacto ambiental dos materiais, também 100% recicláveis.

EQUITONE, por e para arquitetos

Sob a marca EQUITONE, a Etex Iberia Exteriors comercializa painéis de fachada de grande formato para uma arquitetura sofisticada e agrega grande valor à perícia dos maiores arquitetos desde a fase de desenvolvimento do produto. A Etex Iberia Exteriors é o principal fabricante de revestimentos para coberturas e fachadas de fibrocimento em Espanha e Portugal. A empresa, pertencente ao Grupo Etex, com presença mundial, tem a sua fábrica em Espanha na localidade de Portillo (Valladolid).

Mais informações sobre o novo EQUITONE [lunara]https://projectista.pt/products/equitone-lunara