facebook_pixeldormakaba assina parceria de estágios com UE para projeto de gestão digital de edifícios | Projectista
dormakaba

dormakaba assina parceria de estágios com UE para projeto de gestão digital de edifícios

Data de publicação

A dormakaba é o único parceiro a nível de estágios que participa no projeto de investigação openDBL (Digital Building Logbook), financiado pela União Europeia (UE). No total, estão envolvidos 13 parceiros, de oito países europeus. O projeto, que tem um orçamento de 4,5 milhões de euros, visa transformar a forma de gerir a informação sobre edifícios e de aceder a esta, através do desenvolvimento de um novo tipo de "diário de bordo digital". Esta iniciativa inovadora irá simplificar a manutenção dos edifícios, melhorar a acessibilidade dos dados e promover práticas sustentáveis. A segunda reunião de trabalho dos participantes no projeto teve lugar nos dias 18 e 19 de julho de 2023 na sede da dormakaba em Rümlang.

"Estamos extremamente satisfeitos por participar no projeto openDBL, financiado pela UE, como parceiro de estágios exclusivo, e por podermos realizar a segunda reunião de trabalho, no início do projeto, na sede da nossa empresa. A nossa experiência e as nossas soluções inovadoras contribuirão para abrir caminho a abordagens normalizadas e revolucionar as operações de construção", afirma o coordenador do projeto dormakaba, Kai Oberste-Ufer, responsável pela área de Ferramentas e Configuradores para Arquitetura, Engenharia e Planeamento de Construção. 

Um diário de bordo digital aberto para edificios

O openDBL é um projeto pioneiro que visa criar um diário de bordo digital abrangente para edifícios. Este diário de bordo digital servirá de plataforma central para armazenar e gerir diferentes tipos de informação, incluindo pormenores de construção, registos de manutenção e dados operacionais, como a qualidade do ar. O diário de bordo terá interfaces abertas com várias fontes de dados, permitindo o acesso remoto e atualizações em tempo real. Ao digitalizar os dados dos edifícios, o openDBL visa simplificar os fluxos de trabalho da cadeia de abastecimento para a arquitetura, a engenharia, a construção e as operações, e melhorar a gestão dos edifícios de forma sustentável. 

Experiência e soluções na prática

A filial alemã do Grupo dormakaba fornece, como parceiro de projeto, experiência prática e soluções inovadoras para a digitalização na gestão de edifícios. Isto inclui a utilização do EntriWorX EcoSystem em testes-piloto planificados, com os quais as soluções de acesso podem ser planeadas, instaladas e operadas digitalmente com facilidade. O EntriWorX EcoSystem combina a tecnologia de sensores inteligentes com uma análise de dados abrangente, para facilitar o funcionamento dos sistemas de portas. 

Testes-piloto em toda a Europa

O projeto openDBL, com o seu consórcio de 13 parceiros de Estónia, Alemanha, Grécia, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Espanha, é coordenado pela organização de investigação e tecnologia CETMA (www.cetma.it). Os parceiros são institutos de investigação, administrações locais e empresas de IT. Estão a ser realizados testes-piloto em Ruvo di Puglia (Itália), Kifissia (Grécia) e Mislata (Espanha). Estes testes preparam o caminho para abordagens normalizadas e demonstram o potencial do openDBL para revolucionar a gestão dos edifícios em toda a Europa. 

Para mais informação sobre o projeto openDBL, visite www.opendbl.eu