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ENTREVISTA ESPECIAL - Eduardo Macedo Santos, Trade Marketing Operations & E-commerce Specialist Grupo Electrolux

Data de publicação
Qual o feedback das vendas online VS vendas offline?
Nos últimos 2 anos a indústria dos eletrodomésticos tem evoluído mais rapidamente do que seria expectável. Se em anos anteriores, até 2019, o volume de vendas a consumidor final feitas através do canal online crescia cerca de 15 - 20% por ano, o primeiro ano de pandemia (2020) trouxe-nos uma nova realidade, com um crescimento superior a 100%.

Isto significa que a transformação digital evoluiu em apenas um ano aquilo que seria expectável evoluir em 5-6 anos. Atualmente, as vendas feitas através do canal online representam já 20% do mercado. Em direção contrária, as vendas através de pontos físicos têm perdido importância, ainda que representem atualmente e, de forma inequívoca, o canal preferido dos consumidores para a compra de este tipo de bens. Ainda assim, importante dissociar a importância das vendas através de pontos de venda físicos da importância de ter pontos de venda físicos. Grande parte dos consumidores que compram no canal online, não prescindiram de previamente procurar informação sobre os produtos, marcas, preços, e aconselhamento nos pontos de venda físicos e vice-versa. O importante é disponibilizar ao consumidor uma experiência de compra completa e de qualidade, independentemente do canal que este escolher para fazer as suas compras.

Quais as ferramentas que utilizam para potenciar as vendas online?
No Grupo Electrolux, temos acesso a diferentes ferramentas online que nos ajudam a monitorizar e melhorar a nossa performance no canal online. Temos ferramentas que nos ajudam a transferir / integrar os conteúdos básicos/ conteúdos ricos (suplementares) sobre os nossos produtos para os websites dos retalhistas. Temos ferramentas que nos dão feedback da performance das nossas marcas no website de diversos retalhistas a nível de espaço de prateleira online, presenças na primeira página, qualidade do nosso conteúdo e, por fim, mas não menos importante, as opiniões (reviews) dos consumidores sobre os nossos produtos.