facebook_pixelFios e cabos livres de halogéneos | Projectista
Helukabel

Fios e cabos livres de halogéneos

Data de publicação

O comportamento de um condutor ou de um cabo elétrico na presença de fogo tem uma elevada importância. Face ao aumento do número de cabos presente em qualquer projeto de engenharia civil e tendo em conta fatores como propagação e inflamabilidade ao fogo, formação de gases corrosivos e tóxicos assim como a opacidade dos fumos provenientes da combustão do cabo, tornam os cabos livres de halogéneos uma referência a considerar e a implementar.

Um cabo livre de halogéneos possuiu uma construção que não depende de elementos como cloro, flúor, bromo e iodo. Assim sendo a sua aplicação torna-se imperativa onde existam grandes concentrações de pessoas e sobretudo onde a consciência de proteger a vida humana tem um papel fundamental:

  • Hospitais, aeroportos, lojas, hotéis, teatros, cinemas, escolas
  • Instalações de alerta de incêndio, sistemas de alarme, sistemas de ventilação, escadas rolantes, elevadores, luzes de segurança, estações de operação e intensivas, equipamentos de manutenção
  • Ferrovias subterrâneas e outras plantas ferroviárias
  • Centrais elétricas e complexos industriais com máquinas e materiais de alto valor ou com potencial de risco
  • Minas
  • Construção naval e offshore
  • Fornecimento de energia de emergência

Tendo isto em conta, disponibilizamos duas das nossas referências livres de halogéneos.

H07Z-K

Trata-se de um fio isento de halogéneos para instalação em ambientes secos, adequado para instalações de iluminação ou para equipamentos de comutação e controlo de até 1000 V CA ou 750 V CC à terra. Possuiu uma gama de temperaturas de funcionamento que abrange dos -40oC até aos 90oC. Desempenho CPR de nível Eca.

JZ-500 HMH

Cabo de comando e controlo flexível, livre de halogéneos, retardante de chama e resistente a óleos. Utilizado como cabo de medição, monitorização e controlo de máquinas, esteiras articuladas, linhas de produção, ar condicionado, fundições e siderúrgicas. Trata-se de um cabo que possibilita uma instalação fixa ou flexível com movimento livre ocasional. Este é adequado para uso em locais secos e húmidos. Desempenho CPR de nível Dca. Para mais informações sobre qualquer uma das referências apresentadas ou sobre qualquer outro produto por favor entre em contacto com o nosso departamento técnico.