facebook_pixelGROHE intensifica esforços para enfrentar crise climática pós-COP26 | Projectista
GROHE

GROHE intensifica esforços para enfrentar crise climática pós-COP26

Data de publicação
  • COP26 leva a que as empresas aumentem o esforço para enfrentar a crise climática.
  • GROHE celebra o atingir de vários marcos de sustentabilidade em 2021 e visa superar novos desafios.
  • GROHE demonstra o compromisso para com a sustentabilidade enquanto Parceira Principal para o Campo de Transformação Recursos no Prémio Alemão de Sustentabilidade 2022. 

A 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) marcou um novo ímpeto para enfrentar a crise climática. Com o objetivo principal de reduzir as emissões para limitar o aquecimento global a 1,5 graus, a cimeira deixou claro que, mais do que nunca, é necessário que a indústria dê o exemplo para impulsionar mudanças profundas e gerar transformações reais. Durante mais de 20 anos, a marca sanitária global GROHE tem ancorado este objetivo na sua estratégia, pelo que prossegue com a cadeia de valor neutra em termos de CO2 e com poupança de recursos. A GROHE atingiu marcos importantes, como a introdução dos seus primeiros produtos circulares, e neste último ano reuniu conhecimento valioso no campo da transformação sustentável – também através de um intercâmbio intensivo com outras empresas, como na Vision 2045 Summit1. O culminar das conquistas GROHE em sustentabilidade este ano é ser Parceira Principal no Prémio Alemão de Sustentabilidade 2022 para o Campo de Transformação Recursos. E já está a estabelecer novos objetivos.

Os sucessos deste ano e os novos desafios para 2022 

O estado das implementações GROHE em 2019/2020 consta no terceiro relatório de sustentabilidade2 GROHE, que celebra o atingir de vários referenciais. Por exemplo, a GROHE conseguiu reduzir o seu consumo de água em 38,7% na produção, ultrapassando de modo significativo a meta de 20% estabelecida em 20143. Em simultâneo, a GROHE alcançou um novo nível com um passo decisivo: ao confirmar o seu compromisso de criação de valor circular e conservação de recursos, a insígnia lançou os seus quatro primeiros produtos com certificação Cradle to Cradle4. Embora a GROHE tenha a sua produção neutra em CO2 desde 2020 – defendida na COP26 como princípio fundamental para as empresas –, a marca tem vindo a otimizar de forma contínua os seus produtos e processos de fabrico em termos da sua pegada ecológica, e vai continuar a fazê-lo. Por exemplo, em novembro de 2021 inaugurou em Hemer, na Alemanha, uma central fotovoltaica de 20.000 m2, um contributo para reduzir ainda mais a pegada de carbono através das medidas GROHE, dado que vai aumentar até 20% a produção de eletricidade no local. Outra realização em sustentabilidade em 2021: a GROHE contribuiu com 1,2 milhões de euros angariados através da sua campanha “Energia para a Vida” para apoiar a parceria “Make a Splash!” entre a LIXIL e a UNICEF, e ajudar a assegurar que mais crianças de comunidades carenciadas têm acesso a saneamento básico e higiene.

A transformação sustentável em primeiro lugar

Para finalizar bem o ano, a GROHE manifesta o seu compromisso para com um futuro sustentável em parceria com o Prémio Alemão de Sustentabilidade (DNP na sigla em alemão). Na qualidade de duas vezes galardoada com o DNP em 2021, a GROHE foi Parceira Líder oficial para o Campo de Transformação Recursos na cerimónia de entrega de prémios e no congresso deste ano, a 2 e a 3 de dezembro em Dusseldorf. Com Thomas Fuhr como orador sobre as oportunidades e o potencial de “Green Building” na sessão plenária do congresso no Dia Alemão da sustentabilidade, bem como a transmissão de vários webcasts com entrevistas da GROHE na plataforma online DNP.tv, a GROHE colocou em destaque a gestão eficiente de recursos, a redução de carbono e a mudança para as energias renováveis – e está por isso intimamente ligada à Estratégia de Responsabilidade Corporativa da LIXIL, grupo de que a GROHE faz parte desde 2014. O sucesso deste ano não é razão para a GROHE ficar parada, como conclui Jonas Brennwald, leader na LIXIL EMENA e co-CEO na GROHE: “a sustentabilidade está firmemente ancorada no ADN da LIXIL e da GROHE. Os atuais acontecimentos em todo o mundo, como o clima extremo e a escassez de recursos, mostram-nos como é urgente fazer ainda mais e como é importante olhar para a crise na sua totalidade.

Para a nossa estratégia de marca é assim essencial oferecermos soluções aos nossos clientes com as quais também eles possam contribuir, tais como produtos  que poupam energia e água”. Com o resultado da COP26 em mente, a marca já  está a enfrentar os próximos desafios, como expandir a neutralidade de carbono na  cadeia de abastecimento e eliminar todo o plástico de utilização única.  

Saiba mais sobre as ações de sustentabilidade GROHE na nossa plataforma de  experiência digital GROHE X.

Para mais informação e material de imprensa, consulte este LINK.


1 GROHE na Vision 2045 Summit: https://bit.ly/30VvosT 

2 https://www.grohe-x.com/en/newsroom-overview/news-overview-international/sustainability_sustainability report#June%208%202021 

3 https://www.grohe-x.com/en/newsroom-overview/news-overview-international/sustainability_sustainability report#June%208%202021

4 https://www.grohe-x.com/en/newsroom-overview/news-overview-international/brand_circular-economy2