facebook_pixelMAPEI: “O nosso foco é contribuir para uma construção sustentável” | Projectista
Mapei

MAPEI: “O nosso foco é contribuir para uma construção sustentável”

Data de publicação

Autor da entrevista | Anteprojectos

Que avaliação pode ser feita sobre o momento atual pela Mapei para o sector da Construção? Como olham para este crescimento do sector da construção em plena pandemia?

A construção revelou-se bastante resistente durante todo este, já longo período de pandemia. Segundo as previsões, o sector da construção continuará a revelar uma tendência de crescimento, sendo os maiores contributos do segmento da construção dos edifícios residenciais, tendo em conta o atual dinamismo da procura e do segmento da engenharia civil que refletirá o investimento público.

O sector da construção surge ainda com destaque especial dado os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência em áreas como a habitação, a eficiência energética dos edifícios e a construção de infraestruturas.

Por onde passa a vossa estratégia para crescer no mercado nacional?

A Mapei em Portugal, teve um desenvolvimento de negócio muito positivo em 2021, superando claramente as expetativas, com um crescimento superior aos 20%. Nos próximos meses iniciaremos a construção da nossa nova fábrica. Trata-se de um investimento de cerca de 11,5 milhões de euros e reflete a aposta do Grupo Mapei no nosso país e na nossa economia. A nova unidade produtiva terá cerca de 10.000 m2 de área coberta, 25.000 m2 de área exterior e será equipada com tecnologia de vanguarda para a produção de produtos químicos para a indústria da construção. Com esta nova estrutura, queremos melhorar ainda o nosso serviço ao cliente, aumentando a nossa capacidade de resposta às exigências do mercado local, bem como garantir uma maior rapidez na disponibilização da nossa gama de produtos.

Continuamos a apostar na expansão do negócio em Portugal, contando sobretudo com a dedicação dos nossos colaboradores e a confiança dos nossos parceiros, com os quais queremos crescer, contribuindo para uma construção de qualidade, assegurando uma elevada durabilidade.

Carla Santos - Diretora Geral da Lusomapei, SA

Que tendências de mercado identificam? Como respondem a essas tendências?

A pandemia adicionou novos requisitos aos espaços onde vivemos e desenvolvemos as nossas atividades. O nosso compromisso fundamental é oferecer as melhores soluções, com inovação, que permitirão projetar e construir de acordo com os princípios eco sustentabilidade.

É um caminho que foca a preservação do meio ambiente e da saúde e que combina arquitetura de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, e se baseia no valor das experiências da empresa nos mais importantes estaleiros de obras do mundo. Continuaremos a contribuir para uma construção de qualidade, por meio de produtos formulados com matérias-primas inovadoras, recicladas e ultraleves, desenvolvidas para reduzir o consumo de energia, com muito baixas emissões de compostos orgânicos voláteis, minimizando o impacto ambiental.

Ao nível de produto, em que novidades estão a trabalhar neste momento e que características diferenciadoras apresentam face ao que existe no mercado?

Uma das nossas maiores preocupações é de estar sempre em linha com as novas tendências, muitas vezes antecipá-las, com soluções integradas de produtos inovadores e funcionais aos mercados onde operamos. Neste sentido, estamos envolvidos em vários projetos para o desenvolvimento de novos produtos e a atualização dos sistemas mais utilizados no mercado português da construção. Destaco neste contexto a nossa participação no projeto MORTAR4SEWAGE, resultante dos programas “Compete 2020” e “Portugal 2020”, financiados pela união europeia. Neste âmbito estamos empenhados no desenvolvimento de um novo produto para o segmento dos sistemas de saneamento.

Os sistemas de saneamento que fornecem o país carecem de ser bem construídos e são reparados frequentemente, uma vez que as águas residuais que circulam no interior destes sistemas contém substâncias que, por ação biológica, originam ácidos responsáveis pela degradação precoce dos revestimentos interiores. O projeto visa o desenvolvimento de uma nova argamassa com elevada resistência química, destinada à construção e reabilitação de sistemas de saneamento, com o objetivo de aumentar o tempo de vida útil das infraestruturas de saneamento, minimizando os recursos necessários para a sua manutenção e reparação. Passando para o lado estético dos projetos, em breve vamos apresentar ao mercado uma reorganização e extensão da nossa gama de betumes, para acompanhar as tendências da indústria da cerâmica e pedra natural.

Trata-se de um aumento do número de cores disponíveis, que vai posicionar a Mapei como a marca com maior número de referências e da introdução de novos produtos de natureza epóxi, mais fáceis de aplicar, de limpar e certificados para ambientes com elevadas agressões químicas. Finalmente, ainda em 2022, vamos introduzir novas soluções para fortalecer ainda mais a nossa proposta em linhas de produto estratégicas, como o Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) e as Impermeabilizações, dois segmentos muito importantes para a eficiência energética, durabilidade e salubridade dos edifícios.