facebook_pixelOli leva ao edifício mais alto de Gibaltrar autoclismos que utilizam água salgada | Projectista
OLI Sistemas Sanitários

Oli leva ao edifício mais alto de Gibaltrar autoclismos que utilizam água salgada

Data de publicação

A OLI levou para o Hassan Centenary Terraces, o edifício mais alto de Gibraltar, o primeiro autoclismo interior que utiliza água salgada nas descargas, uma solução tecnicamente diferenciadora para responder às necessidades dos mercados onde a água potável é escassa.

O modelo “OLI80 Salt Water” foi desenvolvido em 2021, no Centro de Investigação e Desenvolvimento da OLI, em Aveiro, onde diariamente mais de 20 engenheiros estudam novas e melhores soluções para um espaço de banho hidricamente mais eficiente e inclusivo.

Este autoclismo, para além da fonte de água diferenciadora que utiliza, destaca-se por ser sustentável, possibilitando uma redução do consumo diário de água de aproximadamente nove litros por dia, graças à integração da tecnologia “Plus” na torneira de boia que retarda a entrada de água no autoclismo no momento em que este está a encher.

As características do “OLI80 Salt Water” foram determinantes para a sua integração neste complexo imobiliário que integra o programa do Governo de Gibraltar “Affordable Housing Scheme”, assente em dois pilares fundamentais - a construção a custos controlados e os critérios ESG - Environmental, Social and Governance.

Além do autoclismo inovador, a OLI colocou também nos espaços de banho a placa de comando “Bound”, em branco. 

No total são 665 casas, distribuídas em seis torres, uma das quais com 110 metros de altura e 35 pisos. A empresa portuguesa de construção CASAIS é a autora deste projeto residencial.