facebook_pixelRoca apresenta soluções sustentáveis para o espaço de banho | Projectista
ROCA

Roca apresenta soluções sustentáveis para o espaço de banho

Data de publicação

Com o aparecimento de novas tecnologias e materiais inovadores, o espaço de banho pode transformar-se num verdadeiro refúgio sustentável. Este espaço da casa, concebido para transformar as rotinas diárias dos seus utilizadores, pode também contribuir para um futuro mais sustentável pela eficiência energética e materiais mais ecológicos. A oferta da Roca apresenta diferentes soluções que vão nesse sentido:

Tecnologia Cold Start

Ao conceber uma casa de banho eficiente do ponto de vista energético, uma solução eficaz é a torneira Roca, equipada com a tecnologia Cold Start. A abertura frontal desta peça está definida exclusivamente para água fria, pelo que o sistema de aquecimento de água só é ativado quando se gira o manípulo para obter água quente, que aquece de forma gradual, resultando numa considerável poupança de água. Ao impedir a ativação involuntária do sistema de aquecimento de água, a tecnologia Cold Start contribui igualmente para a redução das emissões de CO2.

Torneiras Termostáticas

Outra solução eficiente são as torneiras termostáticas com Quick Reaction® da Roca que permitem obter água quente mais rapidamente quando comparadas com as torneiras normais. O sistema de segurança Security 38° impede que a água ultrapasse os 38 ºC, garantindo uma maior poupança de água e também uma maior segurança para todos os utilizadores, principalmente as crianças.

Prelatores das Torneiras que permitem poupar água

Os prelatores integrados nas torneiras Roca marcaram uma viragem no que toca à poupança de água. Ao misturarem água e ar, reduzem eficazmente o caudal, mantendo a pressão necessária. Esta tecnologia está em conformidade com as mais exigentes normas de poupança de água e foi premiada com a prestigiada certificação da European Water Label.

Sistemas de descarga dupla e W+W

Existem diferentes soluções que permitem também a poupança de água na sanita. A instalação de um tanque de descarga dupla com uma placa de acionamento ou um botão de descarga dupla, permite adaptar o volume de água às necessidades de cada um. Os sistemas de descarga dupla, disponíveis na maioria das sanitas, são uma forma eficaz de reduzir o consumo de água. As sanitas mais eficientes consomem apenas quatro litros e meio de água, numa descarga completa, e três litros, numa descarga parcial. Uma outra solução é uma sanita com lavatório integrado, como a premiada W+W da Roca. Esta inovadora solução “tudo em um” composta por sanita e lavatório ajuda a reduzir o consumo total de água, já que reutiliza a água do lavatório na descarga da sanita. 

Smart Toilets

No caso das smart toilets, tudo gira em torno da sustentabilidade. Utilizam uma quantidade mínima de água, graças aos sistemas de descarga parcial e completa instalados. A redução de resíduos é um aspeto prioritário no processo de fabrico e embalamento das smart toilets. 

A escolha dos materiais

Os materiais e acabamentos sustentáveis estão a revolucionar o espaço de banho. O Stonex®, material antiderrapante da Roca, é a opção mais segura para a sua base de duche ou banheira. Em resina reciclada a partir de garrafas de PET, é mais leve e ajuda a diminuir o custo relacionado com o transporte, reduzindo a pegada de carbono global. O Surfex®, utilizado em vários lavatórios da Roca, fabricado com materiais orgânicos, é completamente reciclável e pode ser reutilizado. Além dos materiais recicláveis, devemos ter em conta o impacto dos acabamentos utilizados nos produtos e o respetivo efeito a longo prazo no meio ambiente. O Everlux é um acabamento para torneiras que não utiliza materiais nocivos nem gera resíduos químicos ou contaminação da água.