facebook_pixelRoca expande a sua rede internacional com abertura do primeiro Roca Gallery na América Latina, em São Paulo | Projectista
ROCA

Roca expande a sua rede internacional com abertura do primeiro Roca Gallery na América Latina, em São Paulo

Data de publicação

O elegante design do Roca São Paulo Gallery, da autoria de Fernanda Marques, está prestes a tornar-se num importante marco no mundo do design em São Paulo, prometendo fomentar a realização de debates com os profissionais e o público em geral sobre arquitetura, design, inovação e sustentabilidade.

Com a recente inauguração do Roca São Paulo Gallery, localizado num ambicioso espaço na elegante Avenida Brasil, a Roca expande a sua rede internacional de espaços Roca Gallery e reforça a sua posição enquanto líder mundial. Concebido pela arquiteta brasileira Fernanda Marques, o Roca São Paulo Gallery proporciona uma experiência imersiva tanto para o público em geral como para as mentes visionárias de arquitetos e designers.

“Ao enriquecer a experiência tanto dos profissionais como do público, cada Roca Gallery assume um compromisso de fazer curadoria de exposições, realizar debates informativos e disponibilizar atividades culturais na respetiva cidade. Mais do que um simples espaço de exposição dos nossos produtos, o Roca Gallery transformou-se num canal de comunicação e num espaço de networking”, afirma Marc Viardot, diretor global de marketing e design do Roca Group.

Enquanto hub de conhecimento e fonte de inspiração arquitetónica, artística e cultural, localizado no coração da metrópole, o Roca São Paulo Gallery revolucionará a forma como se envolve com o mercado, as pessoas e a própria cidade.

O projeto

O Roca São Paulo Gallery apresenta a reconhecida assinatura da arquiteta brasileira Fernanda Marques, cujo trabalho foi já distinguido com vários prémios, como o iF Design Award, International Property Awards, A' Design Award, Red Dot Design Award e AD Awards, entre outros.

Fernanda Marques junta-se, assim, ao grupo de arquitetos de renome que deram a sua visão aos Roca Galleries espalhados pelo mundo, e que inclui: Borja, Lucía e Carlos Ferrater (Roca Barcelona Gallery), Carlos Lamela (Roca Madrid Gallery), Carlos Ferruz (Roca Lisboa Gallery), Zaha Hadid (Roca London Gal-lery), Francesc Rifé (Roca Shanghai Gallery) e Ma Yansong (Roca Beijing Gallery).

Reconhecida pela sua sensibilidade para o design sofisticado, Fernanda Marques imprimiu o seu característico toque de elegância e contemporaneidade a este projeto. Ao inspirar-se no mundo natural, criou um espaço marcado pela exuberância da natureza, cultivando uma atmosfera de bem-estar e conexão. Idealizada para prestar tributo à Mata Atlântica, a estrutura em vidro une uma estética moderna a uma profunda conexão com a natureza, oferecendo uma experiência imersiva aos visitantes. O Roca São Paulo Gallery representa, assim, não só o compromisso da Roca com a excelência em arquitetura e design, como também transmite a essência do Brasil e da modernidade.

Com a sua visão única para este espaço, Fernanda Marques destaca o forte significado deste projeto para a sua carreira: “O convite para conceber o Roca São Paulo Gallery foi uma honra enorme e impôs-me um conjunto de responsabilidades de uma forma muito positiva. Representou a oportunidade de deixar a minha marca num projeto que invade a dimensão urbana, combinando arquitetura, design, inovação e sustentabilidade. Foi igualmente uma
oportunidade de partilhar a minha visão criativa para conceber um espaço importante para a cidade, bem como contribuir para a promoção de conhecimento e para a reunião de profissionais da minha área. Por todas estas razões, inspirou-me a continuar a procurar a excelência na minha vida e na minha carreira”, afirma a arquiteta.

Conhecer o Roca São Paulo Gallery

Situado na Avenida Brasil, uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a extensa estrutura de 1300 m² é composta por três blocos distintos. Cada bloco é meticulosamente criado para exprimir a essência das conceituadas marcas do Roca Group no Brasil: Roca, Celite e Incepa. Ao refletir o conceito internacional de espaço versátil, o layout suaviza na perfeição as linhas entre o interior e o exterior, uma característica dos Roca Galleries. Este caráter do design promove a interação social dentro de um espaço que pode ser facilmente adaptado para acolher uma grande variedade de eventos.

Além da sua fascinante proeza do ponto de vista arquitetónico e do design, o projeto distingue-se através da sua profunda conexão com a natureza e a paisagem urbana envolvente. A vasta presença de madeira e folhagem verde imprime uma serenidade intemporal ao espaço, simulando uma ligação harmoniosa com a natureza. Já as extensões
transparentes de vidro oferecem aos visitantes uma vista panorâmica do meio envolvente, promovendo uma interação visual dinâmica entre o interior e o exterior. O design visionário ganha vida através do know-how do arquiteto paisagista Alex Hanazaki, que capta de forma astuta o espírito vibrante e diversificado da natureza brasileira.

O projeto paisagístico de Alex Hanazaki funde na perfeição o espaço físico — estendendo a praça Burle Marx — e a arquitetura do edifício. O conceito envolve a incorporação de diversas texturas, cores e escalas, através da seleção de plantas tropicais exuberantes e de grande volume para realçar as áreas circundantes ao edifício. No interior, o conceito de design expande a paisagem externa para criar um sentido de imensidão e uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Na curadoria de mobiliário para este projeto, Fernanda Marques deu ênfase à elegância natural e à atração intemporal para criar harmonia com os elementos do edifício. As peças dão prioridade à funcionalidade, ao conforto e à essência do design nacional. Na sua abordagem, a arquiteta celebra os talentos locais e internacionais, cultivando uma mistura de influências e sublinhando a importância de colaborar com os designers nacionais para apoiar a indústria local e a identidade regional. A genialidade do design de Fernanda Marques encontra-se especialmente evidente em peças essenciais, como a mesa de café Serras e o banco infinito, colocado em destaque na sala principal do Roca Gallery.

A cidade de eleição

A decisão de abrir o sétimo Roca Group Gallery em São Paulo foi influenciada por diversos fatores. Além da proximidade com a primeira fábrica da empresa em Jundiaí (no estado de São Paulo), a cidade tem uma atração estratégica enquanto hub económico e cultural, ocupando o primeiro lugar da classificação no mercado comercial e imobiliário, de acordo com um estudo realizado no ano passado pela Urban Systems.

“A indiscutível importância económica, social e cultural da cidade, em conjunto com o seu papel de destaque nas áreas da arquitetura e do design, tornam São Paulo no epicentro das tendências emergentes,” refere Sergio Melfi, managing director da Roca Brasil.

São Paulo, a maior metrópole da América Latina, é também uma cidade de renome no setor por acolher eventos importantes. Neste contexto, o Roca Gallery destaca-se como um contribuidor essencial para a arquitetura da cidade e para o setor do design. O seu programa, além de promover relações de maior proximidade com os especialistas da área, envolve todos aqueles que têm uma paixão pelos aspetos relacionados com o bem-estar e a qualidade de vida.

Informação, consultar: roca.pt