facebook_pixelSignify: há cinco anos em Portugal a tornar os territórios mais sustentáveis, eficientes e inteligentes | Projectista
Signify

Signify: há cinco anos em Portugal a tornar os territórios mais sustentáveis, eficientes e inteligentes

Data de publicação

No mês em que a Signify (Euronext: LIGHT), líder mundial em iluminação, celebra cinco anos de existência em Portugal, dá a conhecer alguns dos exemplos nacionais que são reveladores do impacto que as soluções sustentáveis de iluminação, como o Interact, possuem na vida das populações e na transformação dos territórios.

De norte a sul do país, somam-se os exemplos de sistemas de iluminação LED que, conectado são software de gestão Interact, têm vindo a criar infraestruturas robustas para melhorar os serviços urbanos, a segurança dos cidadãos, embelezar os espaços públicos e, sobretudo, reduzir custos energéticos, aumentar a eficiência energética e reduzir a pegada ecológica.

WOW:O Novo Quarteirão Cultural em Gaia

Para o WOW - O Novo Quarteirão Cultural em Gaia, foram desenvolvidas luminárias específicas feitas à medida, para uma integração perfeita na arquitetura. Graças ao Interact, um sistema de controlo inteligente de iluminação, é possível gerir a iluminação interior e exterior de todo o complexo cultural, adaptando-a às necessidades específicas de cada espaço, em cada momento. Desta forma é possível a criação de cenas personalizadas de acordo com os diferentes eventos anuais, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

Alentejo Central: mais de 7.000 quilómetros conectados por um sistema de iluminação 

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que congrega 14 municípios, atualizou toda a sua iluminação urbana de 55.000 luminárias, das quais 29.000 são geridas através da plataforma Interact. Motivados por questões ambientais, o objetivo foi reduzir o consumo energético, as emissões de CO2 para a atmosfera e os custos de manutenção das luminárias, bem como a qualidade da luz para o dia-a-dia da população. Os resultados estão à vista: o Alentejo reduziu as emissões de CO2, graças à economia de mais de 19 gigawatts por ano e à redução das emissões em 27 milhões de toneladas de CO2 por ano. 

Em termos efetivos de redução de custos, a adesão à iluminação LED gerou uma poupança energética superior a 75%. A tecnologia da Signify permitiu, ainda, a uniformização da temperatura de cor a 3000ºK para um melhor conforto visual, sem encandeamento da população. Inclusivo e versátil, o sistema Interact veio permitir a gestão das luminárias de forma telemática, com um painel de controlo que monitoriza em direto e em tempo real, recolhendo e analisando dados e facilitando as tarefas de manutenção. A região ganhou segurança e controlo total da iluminação de forma eficiente e com respeito pelo meio ambiente.

Sabugal: onde a iluminação chega de forma eficiente aos lugares mais remotos

Com pouca atividade no inverno e sobrecarga no verão, o município português do Sabugal procurava um sistema de iluminação pública que respondesse às suas necessidades. O elevado custo das infraestruturas para responder à acentuada procura de recursos em determinados momentos do ano constituía uma das principais preocupações do município. Com a solução da Signify, a autarquia reduziu os custos de energia até 75%, graças à mudança para o LED e à telegestão através do Interact, que evita o desperdício de luz. Hoje, mais de 800 quilómetros quadrados do município são controlados através de uma simples aplicação.

Em termos ambientais, com a mudança para LED, o Sabugal reforça o seu compromisso de respeito pelo ambiente, reduzindo a pegada de carbono numa envolvente única como é a Reserva Natural da Serra da Malcata.

Cinco anos a promover sustentabilidade e eficiência

Como líder no sector da iluminação, a Signify, no seu quinto aniversário, reafirma o seu compromisso de continuar a impulsionar a inovação no mercado da iluminação para soluções mais sustentáveis, eficientes e conectadas.

A Signify sabe que a eletricidade é um sonho distante para muitas comunidades. Assim, através da Fundação Signify e da sua política de responsabilidade social corporativa, a empresa consegue fornecer acesso a iluminação sustentável e capacitar os próprios beneficiários para poderem manter as instalações de forma sustentável, apoiando a sua formação e desenvolvimento.

A Signify está comprometida com a necessidade de um mundo mais próspero, verde e digital através da iluminação. Isto reflete-se no seu objetivo de realçar o extraordinário potencial da luz para vidas mais brilhantes e um mundo melhor, bem como o seu programa de sustentabilidade “Brighter Lives, Better World”

"As atuais crises climática, energética e financeira põem em evidência o ponto de não retorno a que nos estamos a aproximar a nível mundial. As empresas, as instituições públicas e a sociedade devem tomar consciência de que chegou o momento de agir. Porque o amanhã não é uma opção. É por isso que precisamos de líderes corajosos para dar um passo em frente na transição ecológica e digital. Neste sentido, a iluminação conectada é um aliado neste caminho, uma vez que representa uma das formas mais rápidas e menos intrusivas de avançar para os objetivos de desenvolvimento sustentável", declarou Josep Martínez, Presidente e Diretor Geral da Signify Ibéria.

A sustentabilidade tem sido um dos principais pilares da empresa durante estes cinco anos e materializou-se em grandes realizações, a promoção da economia circular através da utilização de productos fabricados a partir de materiais reciclados, líder na transição para LED com produtos de iluminação ultra eficientes que consomem menos energia ou a promoção de programas como o Green Switch que visam a aplicação imediata dos ambiciosos objetivos estabelecidos pela UE no Pacto Ecológico.

Para mais informações, contacte:

Signify Communications Portugal and Spain
Director de comunicação
Jordi Manrique
E-mail: jordi.manrique@signify.com 

Comunicação e RSC
Ana Reija
E-mail: ana.reija@signify.es 

Omnicom PR Group
Mafalda Gomes
E-mail: mafalda.gomes@omnicomprgroup.com
Sonia Matos Email: sonia.matos@omnicomprgroup.com