facebook_pixelUm clássico que comemora 50 anos | Projectista
HANSGROHE

Um clássico que comemora 50 anos

Data de publicação

A introdução do chuveiro hansgrohe Selecta em 1968 transformou o dia do banho semanal numa experiência de banho.

Copyright: hansgrohe/Hansgrohe SE
O chuveiro de mão por excelência: o Selecta da  hansgrohe celebra o seu 50ºaniversário

Cinquenta anos de sucesso e um clássico de longa data: o chuveiro Selecta de Hansgrohe, o especialista de casas de banho baseado na Floresta Negra, Alemanha. Em 1968, o Selecta foi lançado no mercado aclamando uma “manufatura com qualidade garantida a 100% criada na Floresta Negra” e brevemente tornou-se o favorito entre os clientes, permanecendo hoje em dia o chuveiro de mão de referência. Muitos ainda se recordam de desfrutar de um duche com Selecta nos famosos banhos semanais aos sábados, que a partir de 1968 se tornaram mais divertidos porque, pela primeira vez, um chuveiro ajustável permitiu alternar entre jatos suaves e revigorantes. O design geral do chuveiro Selecta reflete as modas dos diferentes períodos: destinado para dar o máximo no que toca a tecnologia e função, caracterizava-se por um aspeto técnico com elementos angulares. Até hoje, o primeiro chuveiro com um jato ajustável continua a ser o bestseller do grupo Hansgrohe, com mais de 30 milhões de unidades vendidas; chega a ultrapassar o VW Beetle que vendeu 21.5 milhões de veículos até Junho de 2002 como o carro mais vendido no mundo[1]. O sucesso de Selecta deve-se à expansão da construção no final dos anos 60, que causou um pico de vendas. Em 1968, a Hansgrohe vendeu 70,000 chuveiros Selecta; e apenas três anos depois, o número já tinha aumentado para 606,000.

Hans Grohe tornou os chuveiros famosos
No entanto, a história de sucesso da Selecta começou há mais de sessenta anos. Seguindo o lema “Finalmente mãos livres”, Hans Grohe produzia e vendia unidades de chuveiro desde os inícios dos anos 50; os conjuntos eram constituídos pela parede Única, com um suporte para o chuveiro, uma mangueira do chuveiro e um chuveiro manual. Pela primeira vez, estes conjuntos permitiram aos utilizadores posicionar o chuveiro à altura certa e tomar banho com as mãos livres. Hoje em dia, chuveiros manuais e barras com suporte para o chuveiro são um elemento básico nas casas de banho pelo mundo inteiro, embora antigamente fossem consideradas uma novidade que revolucionou os hábitos do banho.

Selecta – o primeiro chuveiro manual ajustável
Finalmente, a Selecta foi lançada no mercado em 1968. Este novo chuveiro permitiu o ajustamento da intensidade do jato girando a cabeça do chuveiro. Destaca-se pelo seu design inovador, material e acima de tudo funcionalidade. Pela primeira vez, o Plexiglass foi combinado com as partes cromadas do suporte e da cabeça do chuveiro; e a refração da luz criada por um moderno e resistente acrílico que realçou o efeito metálico.

Apenas um ano depois, a Selecta apareceu com outra inovação técnica: um dispensador de plástico instalado entre o chuveiro e o ponto de água, no qual a água e o gel de banho adicionado previamente se misturavam-se automaticamente. Este modelo do clássico chuveiro Selecta tornouo processo de espuma desnecessário, tornando a experiência geral do duche mais confortável.

Em 1974, um modelo funcional foi registrado para o Selecta original, para que o produto ficasse protegido de cópias. Ainda assim, surgiram várias imitações do modelo original e até a data, chuveiros similares podem ser encontrados nas lojas. Até 2015, a Hansgrohe continuou a fornecer o chuveiro Selecta original feito na Floresta Negra, para a Europa, EUA e até Africa do Sul.

____________________

[1]https://www.auto-motor-und-sport.de/news/40-jahre-vw-golf-generationen-auto-im-wandel/

Hansgrohe