facebook_pixelVulcano é parceira técnica oficial da Floene no projeto "A Energia Natural do Hidrogénio" | Projectista
Vulcano

Vulcano é parceira técnica oficial da Floene no projeto "A Energia Natural do Hidrogénio"

Data de publicação

A Vulcano, marca portuguesa líder em soluções de água quente e solar térmico, é parceira oficial da Floene no projeto “A Energia Natural do Hidrogénio”, apresentado esta semana no Seixal num evento que contou com a presença do Primeiro Ministro António Costa e com o Ministro da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e que marca o início de injeção de hidrogénio na rede de gás natural. 

O projeto “A Energia Natural do Hidrogénio” é financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação e vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projetos a nível nacional. Depois de uma fase de testes, estes clientes passam a ser, oficialmente, abastecidos por uma mistura de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de hidrogénio verde de 5% até um máximo de 20%. 

João Fernandes, Diretor Comercial da Vulcano, reforça que “é um enorme motivo de orgulho para a Vulcano estar envolvida neste projeto inovador em Portugal que representa um enorme avanço no processo de transição energética e de descarbonização da economia. Foi verificada a compatibilidade de 82 equipamentos em casa dos clientes deste projeto piloto e todos eles estavam habilitados para permitir a utilização de mistura de hidrogénio verde de até 20%, refletindo o compromisso da nossa equipa e a nossa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de produtos e tecnologias adaptados à nova realidade energética”. 

O hidrogénio verde é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene. Depois de produzido e armazenado, percorre mais de 1 400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com o gás natural, sendo posteriormente distribuído aos clientes através de equipamentos da marca Vulcano

Para além da Vulcano, são também parceiros deste projeto o Fundo Ambiental, Câmara Municipal do Seixal, Gestene, PRF, ISQ, Instituto Superior Técnico, BOSCH, Catim e Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2.

Sobre a Floene 

A Floene é o maior operador de distribuição de gás em Portugal, estando presente em 106 concelhos de norte a sul do País, através dos seus nove operadores regionais de distribuiçã de gás (Beiragás, Dianagás, Lisboagás, Lusitaniagás, Medigás, Paxgás, Setgás e Tagusgás), contando com mais de 1,1 milhões de clientes ligados. Com uma rede de + 13 500 km devidamente preparados para receber os novos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano, a Floene assume-se como um player de relevância na transição energética em Portuga, dando assim concretização ao seu propósito de promover comunidades sustentáveis.