facebook_pixelAPAL presente na Tektónica com conferência neutralidade de carbono | Projectista
APAL Associação Portuguesa do Alumínio

APAL presente na Tektónica com conferência neutralidade de carbono

Data de publicação

O Presidente da APAL, Eng.º Rui Abreu, vai abordar o tema “Alumínio para uma sociedade neutra em carbono”, na  Tektalks, no dia 3 de maio, pelas 10h30, no Auditório Tektalks, na FIL. 

“Pegada ecológica e circularidade nos sistemas de alumínio” e “The Future is Now!”, são os temas em  destaque na conferência da associação que terá lugar no dia 2, pelas 11h30, e no dia 3 de maio, pelas  12h30, ambas no auditório S&P Portugal.

A APAL - Associação Portuguesa do Alumínio assinala a primeira vez na Tektónica, na Fil – Parque das Nações de Lisboa, de 2 a 5 de maio, no stand 3F02a, no pavilhão 3. Neutralidade de Carbono é o mote da conferência da associação que terá como palco a Tektónica, para promover o potencial da utilização do alumínio na neutralidade carbónica nos diferentes setores.

No dia 3 de maio, pelas 10h30, o Presidente da APAL, Eng.º Rui Abreu, vai estar em palco para revelar a importância do “Alumínio para uma sociedade neutra em carbono”, no âmbito das Tektalks da feira líder do setor da construção em Portugal.

Nos dias 2 e 3 de maio, a conferência Neutralidade de Carbono conta com as apresentações da CIN e Technal, que vão estar em painel para revelar a importância da reciclagem de alumínio e a sua baixa pegada de carbono, assim como, apresentar soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis. No dia 3 de maio, a conferência terá início com a apresentação das marcas internacionais de qualidade para o tratamento do alumínio e aço,pela Secretária-Geral da APAL, Margarida Casqueiro.

“Pegada ecológica e circularidade nos sistemas de alumínio” é o tema abordado porJosé Eduardo Rodrigues, Training & Technical Support Coordinator da HBS Portugal da Technal, que vai partilhar o enquadramento da Technal relativamente à reciclagem de alumínio usado e como a sua baixa pegada de carbono se destaca mundialmente e a nova abordagem à “Circularidade”, aplicando novos padrões de “mineração urbana”.

No dia 2 de maio, aCIN Performance Coatingsestá presente com o tema "The Future is Now!",  com os contributos  de Carlos Pereira, do Departamento de Exportação da Unidade de Negócio de Powder Coatings da CIN, e no dia 3 de maio com Mário João Azevedo, do Departamento de I&D de tintas em pó do grupo CIN,  que vão apresentar durante a conferência, as soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis, que não apenas atendem às necessidades do mercado, mas que promovem igualmente práticas sustentáveis na indústria dos revestimentos.

A APAL tem desenvolvido múltiplas ações de sensibilização para a sustentabilidade, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos setores, nomeadamente, lançou este ano a nova campanha institucional para 2024 com destaque na promoção das potencialidades do alumínio nos setores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, para alcançar uma sociedade neutra em carbono, de forma a contribuir para definir uma construção mais sustentável ajudando a atingir uma economia circular no setor.

A associação foi, ainda, a patrocinadora exclusiva do lançamento do 1.º Caderno de Encargos Livre de Petróleo do Portal de Construção Sustentável.