facebook_pixelMaior hotel do Sri Lanka poupa mais de 1 milhão de dólares graças às soluções Schneider Electric | Projectista
Schneider Electric

Maior hotel do Sri Lanka poupa mais de 1 milhão de dólares graças às soluções Schneider Electric

Data de publicação

  • Graças à arquitetura habilitada paraIoT,EcoStruxureBuilding, da Schneider Electric e a um contrato de poupança energética garantida, a cadeia hoteleira CinnamonGroup conseguiu poupanças na ordem dos 320 000 dólares em apenas um ano e um ROI a três anos sem interrupção de serviços.

A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, ajudou o maior hotel do Sri Lanka, o Cinnamon Grand Colombo, jóia da coroa da cadeia hoteleira do Cinnamon Group, a poupar 320 000 dólares e 2,6 milhões de kW apenas no primeiro ano, com uma previsão de poupança energética de 1 milhão de dólares em 3,7 anos. Com mais de 100 000m2 de superfície, 500 quartos elegantes, vários restaurantes, espaços para eventos, piscinas, ginásios e locais exteriores, e com custos energéticos a rondar os 146 000 dólares mensais, o grupo adotou uma estratégia de gestão energética que incluiu um contrato de poupança energética garantida e a instalação da arquitetura de IoT EcoStruxure™ Building da Schneider Electric.

O grupo Cinnamon Group necessitava de adotar poupanças energéticas mensuráveis, assim como um ROI a três anos que não afetasse as suas operações. Para alcançar estas metas, o grupo optou por contar com a Lanka Energy Conservation (LEC), parceira da Schneider Electric, e uma empresa associada à Perth Eco Power, um fornecedor com 100 anos de experiência industrial em serviços de poupança de energia na Austrália e na Zona do Pacífico.Esta colaboração teve como resultado um projeto de gestão de energia que se pôde concluir em quatro meses (dois meses antes do previsto), sem interrupção dos serviços e que incluía o primeiro contrato de poupança energética comercialmente assegurado no Sri Lanka. Graças ao seu êxito, este projeto definiu um novo patamar na eficiência energética dos hotéis.

O EcoStruxure Building, a solução IoT que vai além de um BMS tradicional

Ser o maior hotel do Sri Lanka implicou alguns desafios específicos para a equipa operacional,tais como, as dimensões do espaço, que tornaram impossível a identificação de pontos específicos com maior “desperdício” energético. Além disso, a combinação de novos e antigos componentes requeria uma solução que permitisse a integração de infraestruturas mecânicas e elétricas, promovendo uma visão dos dados obtidos e permitindo, assim, à equipa operacional desenvolver estratégias de poupança energética efetivas.

A LEC elegeu a solução para edifícios da Schneider Electric, para melhorar e atualizar o sistema de gestão de edifícios (BMS) já existente. Esta seleção teve em consideração a capacidade do sistema de fornecer três resultados chave: uma integração fluida com outros sistemas e dispositivos; uma visão do consumo energético e, consequentemente, uma poupança energética generalizada.

A arquitetura EcoStruxure trata-se de um sistema aberto, interoperável e habilitado para IoT que combina um software testado com um hardware inovador para conectar todos os elementos do sistema no mesmo backbone IP. No Cinnamon Grand Colombo, a equipa implementou a arquitetura EcoStruxure para a integração das instalações elétricas e mecânicas do hotel, incluindo sistemas de ar condicionado, extratores, ventiladores, bombas, caldeiras de água e vapor, medidores de energia e refrigeradores magnéticos ultra-eficientes Smardt.

Além desta solução avançada, a LEC implementou também um contrato de poupança de energia garantida que estipulou uma redução de consumo de nove milhões de kWh e 160 milhões de rúpias do Sri Lanka (LKR), o que corresponde a, aproximadamente, um milhão de euros, no período de 3,7 anos, amortizando o investimento em apenas três anos.

A Schneider Electric, anunciou através de Rukshan Sheriff, vice-presidente de negócios da Perth Eco Power, uma empresa associada à LEC, que “as cadeias hoteleiras locais e internacionais precisam de ir além do tradicional BMS. Precisam de soluções inteligentes e interoperáveis que sejam executadas numa plataforma comprovada e apoiada por um contínuo I&D. A solução inovadora EcoStruxure Building da Schneider Electric, que inclui o software EcoStruxure Building Operation, atendeu a todos os requisitos.”

Para além de receber vários prémios, o projeto recebeu o prestigiado bronze na categoria Grande Instalação dos Prémios de Eficiência Energética Nacional do Sri Lanka 2016 (SLEENA). A LEC também foi reconhecida na cerimónia de premiação como a Melhor Empresa de Serviços de Energia.