facebook_pixelOs profissionais confiam nas soluções da Simon para a edição da Casa Decor 2024 | Projectista
Simon

Os profissionais confiam nas soluções da Simon para a edição da Casa Decor 2024

Data de publicação

O local escolhido para a 59.ª edição da Casa Decor foi o Palacio de la Trinidad, situado na rua Francisco Silvela 82, no Barrio Salamanca. Um total de 53 espaços que constituem um percurso muito singular, com espaços exteriores e interiores intercalados. A exposição de referência no panorama nacional dá a conhecer as tendências de decoração de 2024 a profissionais e amantes do design.

A Simon, empresa líder em material elétrico, referência em design de iluminação, sistemas de controlo e conectividade, não podia faltar a esta nova edição. A empresa colaborou com os profissionais de cada um dos projetos e procurou oferecer mais do que soluções. A iluminação na arquitetura e no design de interiores oferece inúmeros benefícios e desperta emoções que contribuem significativamente para a experiência. Não se limita a fornecer luz; desempenha um papel crucial na criação de ambientes, melhora a funcionalidade e o bem-estar e permite aos designers exprimir a sua criatividade e estilo, evocando simultaneamente emoções nos visitantes. 

Nesta nova edição, a empresa está presente em “El Santuario”, o espaço Roca de Andreu Carulla, “Stones creative emotions” do Arqueha by Leco para Gómez Grau e repete a sua presença no auditório, concebido, nesta ocasião, por Sandra Antón de ESs Interiores sob o título “Berlin Calling”.

O santuário do bem-estar

O espaço Roca, concebido por Andreu Carulla, é uma instalação no coração da antiga capela. “El Santuario” projeta um espaço de bem-estar que funde a essência mística do lugar com a modernidade do design contemporâneo. Uma simbiose de iluminação suave e elementos naturais que convida a uma experiência única de introspeção e renovação.

Graças aos projetores da Simon, o designer conseguiu projetar a iluminação de forma precisa sobre determinados elementos, proporcionando aos visitantes um banho de luz agradável e uniforme. Para além dos projetores, a iluminação linear foi perfeitamente adaptada às dimensões e às condições de iluminação do espaço, realçando a sua beleza e funcionalidade. 

A força da natureza

Arqueha by Leco foi o estúdio responsável pela criação do espaço Gómez Grau. Sob o nome “Stones creative emotions”, desenvolveu um projeto em que trata as peças de pedra como aquilo que são, verdadeiros tesouros. Destaca os elementos da natureza que tornam possível a sua transformação.

O tempo e a natureza transformam os elementos e alguns deles acabam por ser surpreendentes obras de arte, peças únicas e irrepetíveis.

A iluminação e a arte estão ligadas, uma vez que a luz é um instrumento fundamental para a apreciação das obras artísticas. A Simon desempenhou um papel crucial na integração de uma iluminação que não só realça, mas também interage de forma harmoniosa com as formas e os materiais presentes. Graças à iluminação linear e ambiente, a empresa conseguiu realçar a beleza envolvente da obra. A experiência completa-se com variações e efeitos de luz que convidam os espectadores a mergulhar numa experiência única e cativante. Além disso, a tecnologia da empresa permite não só o controlo da iluminação, mas também o funcionamento e o controlo do fluxo de água do espaço. 

Entre a decadência e o luxo

O auditório, concebido pela arquiteta Sandra Antón, da ESs Interiores, tem como base o ar decadente de Berlim dos anos 80, com os seus edifícios industriais herdados da Revolução Industrial, espaços amplos, cinzentos e sombrios, que no espaço “Berlin Calling” contrastam com a riqueza de pormenores das molduras e cornijas afrancesadas, peças decorativas luxuosas e revestimentos em veludo e madeira cuidadosamente escolhidos.

O mármore Belvedere, com os seus veios ricos e puros de cor caramelo, engloba esta definição clara: obscuridade e luxo, em grandes espaços, repletos de luz natural, com pontos estratégicos de luz artificial bem planeada. O pavimento em pinho melis restaurado e recuperado mistura-se com um microcimento texturado. 

A acústica anda de mãos dadas com um teto escamado em círculos e uma parede dupla que não só permite este isolamento acústico, como também esconde as duas grandes estruturas para escurecer a sala.

A iluminação de um auditório desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente adequado às atividades a realizar no espaço. É por isso que a presença de pontos de luz focais, como projetores ou downlights, e a disponibilidade de controlo da iluminação são cruciais. Neste contexto, a Simon soube adaptar-se às necessidades do projeto em questão com soluções que se destacam pela sua capacidade de oferecer uma iluminação versátil e de elevada qualidade.