facebook_pixelSchüco apresenta ProSol TF: a nova geração de fachadas solares | Projectista
SCHÜCO

Schüco apresenta ProSol TF: a nova geração de fachadas solares

Data de publicação

Inovadora tecnologia fotovoltaica de capa fina para todos os edifícios
O módulo de janelas e fachada Schüco ProSol TF cumpre todos os requisitos referentes aos edifícios para a produção de energia, garantindo a máxima fiabilidade ao nível do planeamento e funcionalidade. Estes módulos são muito estéticos valorizando, deste modo, os imóveis.
As células de capa fina de silício, dos módulos ProSol TF, rentabilizam de modo eficiente proporcionando condições únicas na integração do edifício. Mesmo com elevadas temperaturas e com uma radiação difusa de luz, os módulos apresentam excelentes níveis de rendimento.
Do ponto de vista arquitectónico, os módulos ProSol TF destacam-se pela sua estética uniforme, transparência variável e vidros com formas, que se adequam a qualquer tipo de aplicação.
Na fábrica de Schüco, em Osterweddingen, perto de Magdeburg, produzem-se os módulos fotovoltaicos de silício de grandes dimensões para a sua integração nas fachadas, apresentando numerosas vantagens face aos módulos convencionais. Quando comparado com os métodos de produção tradicionais, a fábrica de Schüco consegue reduzir mais de 50.000 toneladas de Co2 por ano. Trata-se de um procedimento único em todo mundo, que demonstra a excelente harmonia na produção dos módulos com a proteção do meio ambiente.
Este método de produção flexível permite formatos homogéneos e de grande tamanho, de 2,20 m x 2,60 m (5,7 m²).

Janela e fachada não ventilada Schüco com ProSol TF
O novo módulo fotovoltaico de capa fina Schüco ProSol TF assume as funções principais da fachada, tais como: vidro isolante nas janelas e fachadas não ventiladas, combinando a protecção solar com a protecção contra as intempéries meteorológicas, a protecção acústica, bem como a protecção contra olhares indiscretos, isolamento térmico e produção de energia. O módulo combina um design estético com tecnologia de ponta, assim como a geração de energia solar, conseguindo ainda unir o interior e o exterior dos edifícios mediante grandes superfícies transparentes. A incidência da luz diurna cria um agradável ambiente. Com a tecnologia de capa fina obtêm-se superfícies aprazíveis e homogéneas. As células de capa fina de silício obtêm ainda excelentes valores de produção de energia, inclusivamente com a radiação de luz difusa.
Estas podem ser personalizadas através da aplicação do laser, sendo possível criar graus de transparência de até 30%, o que permite manter uma grande proximidade com o ambiente, gravar padrões e logótipos.

Fachada ventilada de Schüco com ProSol TF
A fachada ventilada de Schüco consiste num sistema eficiente que integra ProSol TF em fachadas opacas de grande formato, para projectos de nova construção e reabilitados. Esta solução permite a máxima segurança, tanto na planificação como na previsão dos custos, já que os processos de instalação e funcionamento são reduzidos de forma significativa. Graças a este sistema consegue-se uma reabilitação energética de uma fachada de modo económico. O custo adicional gerado pelos módulos de capa fina, são compensados com o prémio recebido pela injeção de energia elétrica na rede.

Montagem sobre a fachada de Schüco com ProSol TF
Com um reduzido investimento pode-se re-equipar fachadas, até agora não utilizadas, para obter potentes benefícios solares, mediante uma solução chamada “pronto para instalar”. Esta solução completa, ampliável de forma modular a partir de módulos de capa fina Schüco ProSol TF com uma superfície de 5,7 m² cada um, permite uma instalação sensível e rápida com poucos componentes sem alterar a estrutura do edifício. Com uma carga estrutural baixa, bastam quatro pontos de conexão na fachada existente.

Proteção solar Schüco ALB com ProSol TF
Os módulos de capa fina Schüco ProSol TF podem utilizar-se como elementos de proteção solar, opacos ou semitransparentes, em fachadas novas e reabilitadas. A integração, por exemplo, em parede tipo cortina ou fachadas de alvenaria, realiza-se mediante grandes lâminas fixas. Os componentes pré-fabricados permitem, igualmente outras aplicações, devido a uma montagem simples e de elevada segurança, tanto na planificação como na previsão dos custos.
“Esta inovadora combinação da tecnologia fotovoltaica de capa fina com os reconhecidos sistemas de janelas e fachadas Schüco, oferece soluções solares sustentáveis e de grande rendimento para todos os edifícios. 60 anos de liderança tecnológica traduzem-se no desenvolvimento da tecnologia e  no design mais vanguardista, respeitando o meio ambiente, sempre fiéis à nossa missão corporativa Energy2 – Poupando e gerando energía”, declaram os responsáveis comerciais e de produto da empresa.

Sobre Schüco
Green Technology para o planeta azul
Clean Energy com sistemas solares e janelas
Schüco é líder pioneiro em fachadas de edifícios. A empresa representa uma experiência global no desenvolvimento e elaboração de soluções solares, janelas, portas e fachadas. Com mais de 5.000 empregados e 12.000 empresas associadas, Schüco está presente em mais de 75 países em todo o mundo. A sede central da empresa encontra-se em Bielefeld (Alemanha), onde não só se proporciona tecnologia de vanguarda em janelas e fachadas, assim como também eficientes soluções solares para calor solar e eletricidade solar. Conta com um centro próprio de investigação tecnológica, dedicado à concepção de soluções de alta qualidade, com sistemas que cumprem os mais exigentes requisitos em termos de eficiência energética, segurança, conforto e design.