facebook_pixel6 sugestões Roca para remodelar o espaço de banho | Projectista
ROCA

6 sugestões Roca para remodelar o espaço de banho

Data de publicação

Recomendações para uma remodelação do espaço de banho descomplicada.

Remodelação da casa de banho com a coleção The Gap by Roca

A remodelação de uma casa de banho é uma tarefa complexa, sobretudo quando existe um amplo leque de possibilidades a considerar. É necessário diversificar as alternativas para que seja assegurada a melhor solução, a nível de design, preço, conforto e segurança. Para descomplicar esta missão por vezes avassaladora, a Roca oferece recomendações e soluções para que a remodelação do seu espaço de banho seja simples e menos desafiante.

Em primeiro lugar, é preciso identificar as principais necessidades do espaço – que variam consoante as famílias e os seus gostos. Como exemplo, a necessidade de um espaço prático para realizar as rotinas diárias sem dificuldades ou tempos de espera pode requerer uma coluna de duche. Por outro lado, para quem procura um espaço onde possa relaxar e libertar-se das preocupações, talvez uma banheira one-piece seja a solução mais eficaz. A prioridade passa, assim, por definir o conceito mais interessante e encaixá-lo no orçamento disponível. 

Sugestão #1: Ter em conta o espaço disponível

A dimensão do espaço de banho é o primeiro fator a considerar, na medida em que vai determinar a capacidade do espaço. Para uma casa de banho acima da média, vale a pena considerar a instalação de uma banheira one-piece para conseguir um espaço perfeito para relaxamento. Por oposição, uma casa de banho com dimensões reduzidas pode ganhar uma nova vida com uma base de duche, ideal para poupar espaço, ou ainda uma opção de sanita inteligente. A mais recente coleção da Roca, Ona, apresenta, nesse sentido, uma variedade de opções de design e volumes que se adaptam a espaços de banho de diferentes dimensões. 

Sugestão #2: Conhecer os diversos estilos

A melhor forma de inspiração passa pela atenção que prestamos a todos os locais que visitamos como hotéis, spas, espaços de banho de restaurantes ou, por outro lado, ao tipo de ambiente que nos rodeia, como a praia, o campo, a montanha ou as cidades. 

É essencial definir o tipo de espaço de banho que se pretende criar: um espaço de paz e tranquilidade pede, por exemplo, linhas suaves e tons claros de inspiração escandinava. Para uma estética moderna, as linhas depuradas e as peças sanitárias coloridas, como os lavatórios e as sanitas com acabamento café ou ónix, da coleção Roca Beyond e as bases de duche Cratos são ideais para conferir um toque mais atual. Se o objetivo é criar um ambiente semelhante ao de um hotel de luxo, a Roca sugere a integração de uma banheira one-piece, como o modelo Maui, nas versões redonda ou quadrada.

Sugestão #3: Arriscar numa nova disposição

A simulação de várias opções da disposição dos vários elementos da casa de banho pode também ser uma estratégia para conferir um novo aspeto ao espaço. Considerar o desenho do espaço de banho, incluindo todos os pormenores como nichos, janelas e portas, pode ajudar a visualizar as limitações do mesmo. Depois desta identificação, importa pensar individualmente nas diferentes formas de cada elemento, tendo em conta a mesma escala, de maneira a ficar com uma ideia mais formada da distribuição pretendida. 

Sugestão #4: Um espaço de banho inovador e inteligente

Outra forma de fazer evoluir o espaço de banho é adoptar tecnologias inovadoras e inteligentes. A sanita In-Wash® com a In-Tank® inclui dois botões no comando à distância e no painel lateral para ativar a descarga total ou parcial. A tecnologia Soft Air impulsiona a água para a parte superior da cuba para uma descarga completa, eficaz e silenciosa. Um sistema inovador que junta o design Rimless Vortex® com dois tipos de descarga — tornado e cascata — para um circulação de 360º dentro da cuba. Máxima capacidade de arrasto com o mínimo consumo de água e um alto nível de propriedades antiaderentes, graças ao esmalte exclusivo Supraglaze. Esta terceira camada, colocada por cima de um esmalte tradicional, proporciona uma superfície extremamente suave e sem porosidade que facilita o fluxo de água.

Pequenas mudanças também podem ser bastante significativas, como a instalação de um tanque com descarga sem contacto, como a EM1 da Roca, um mecanismo eletrónico de descarga dupla dotado de um sensor. Trata-se de um kit fácil de instalar e compatível com a maioria dos tanques de encastrar, que permite ativar a descarga com o simples movimento da mão e que tem a capacidade de elevar a experiência no espaço de banho através das mais recentes tecnologias touchless.

Sugestão #5: Armazenamento 

Nem sempre damos importância à capacidade de armazenamento e de arrumação na casa de banho, mas é um aspeto essencial para a mantermos mais organizada. Um móvel baixo com lavatório é uma opção elegante para arrumar todos os seus artigos de higiene pessoal. A coleção Ona, inspirada no Mediterrâneo, conta com uma grande variedade de móveis que permitem criar soluções personalizadas de armazenamento e arrumação, como um lavatório duplo com espaço para quatro gavetas ou um móvel compacto, disponível em cores que seguem as principais tendências de decoração, como o verde ou o cinza, ambos mate. 

Sugestão #6: O segredo está nos pormenores

Os detalhes como torneiras, iluminação, aquecimento, revestimentos e pavimentos podem fazer a diferença na criação de um novo ambiente do espaço de banho. Uma opção em conta é escolher sozinho os produtos do espaço de banho, contratando depois um profissional que faça a instalação. Seja qual for a alternativa selecionada, os pontos de venda da Roca podem ser boas opções para inspiração ou para esclarecimento de dúvidas, antes do início da jornada da remodelação. 

A transformação de um espaço de banho implica esforço e atenção a todos os pormenores, mas a dedicação é recompensada com um espaço de banho à medida dos gostos de cada um e com certeza mais reconfortante e agradável.