facebook_pixelAs soluções de iluminação da Simon cativam na última edição da Casa Decor | Projectista
Simon

As soluções de iluminação da Simon cativam na última edição da Casa Decor

Data de publicação

A Casa Decor abriu as suas portas no passado mês de abril e, até 28 de maio, será o epicentro do design e da arquitetura de interiores em Espanha. Como empresa líder em material elétrico e referência em design de iluminação, a Simon não podia faltar a esta 58.ª edição.

Realizada num esplêndido edifício residencial na emblemática calle Serrano 92, a Casa Decor apresenta as últimas tendências do setor da decoração e design pela mão dos profissionais mais proeminentes da atualidade. Desta vez, a Simon participa nos espaços da Quino Bono Arquitectos, responsável pelo Espaço Ideatec, o Auditório; a Estudi{H}ac, responsável pelo projeto “Geodazzle” de Museum; e a COMAD Arquitectos, criadores do espaço Danish Design +.

Inspirado na natureza

O estúdio Quino Bono Arquitectos foi o responsável pela conceção do Auditório, o Espaço Ideatec. A principal premissa deste projeto era alcançar um ambiente luminoso, sereno e sem distrações. Os fenómenos naturais, como o céu nublado ou as ondulações do leito de um rio, foram as principais inspirações para o design de interiores e a arquitetura do local. 

A sua conceção foi subordinada às exigências funcionais e acústicas das atividades que ali decorrem: absorção do excesso de ruído na sala de restauração e direcionamento do som do palco diretamente para o público, bem como eliminação da reverberação no auditório. Para o efeito, foi instalado um teto falso com painéis de absorção sonora, aplicados também nas paredes. 

E é aqui que a Simon entra em jogo, já que nas juntas dos painéis foi integrada uma iluminação linear altamente eficiente e de baixo consumo energético, criando formas ondulantes que, juntamente com as ondulações das lâminas do teto, guiam o utilizador ao longo do espaço. 

A Op-Art aterra na Casa Decor

O “Geodazzle” da Estudi{H}ac responde à necessidade de reunir num único espaço uma seleção de texturas cerâmicas contrastantes com vista a obter um ponto de união numa perspetiva artístico-arquitetónica. Uma forma de aliar o espaço à arte, homenageando Victor Vasarely, pai do movimento abstrato Op-Art. 

O espaço de Museum Surfaces e Harmony Inspire conta com uma trama gráfica de um grande mosaico cerâmico desenhado à medida, aplicado no pavimento e nas paredes, que, em conjunto com um grande espelho rotativo, cria uma sensação de movimento e ilusão ótica. Uma vez mais, a iluminação desempenha um papel importante na arquitetura do espaço. A Simon, com a sua iluminação linear e o respetivo controlo de iluminação, confere uma nova dimensão ao projeto. 

Graças à colocação estratégica das luminárias, as paredes e os diferentes elementos iluminados parecem ganhar vida. A ilusão ótica originada pela mistura de mosaicos é acentuada neste espaço repleto de texturas e jogos de cor. 

O poder do emocional

O espaço dinamarquês, concebido pela Comad Arquitectos, pretende exibir as joias do design dinamarquês num ambiente sofisticado e elegante, sem perder a essência do estilo de vida do país que assenta na convivência com objetos e mobiliário aos quais nos possamos ligar emocionalmente, alheios a tendências passageiras.

As cores neutras e as superfícies polidas proporcionam um espaço livre a nível mental, o dourado envelhecido contrasta com a modernidade das peças de design, contribuindo para criar um espaço de luxo sóbrio, sereno e moderno.

Para uma experiência de conforto, a Simon participa com iluminação linear, bem como a gama de mecanismos Simon 270, uma das joias da coroa da empresa. Com uma estética minimalista e elegante, os mecanismos Simon 270 integram-se perfeitamente em qualquer tipo de decoração graças à sua espessura mínima e à sua vasta gama de acabamentos em diferentes cores. 

Os sistemas de iluminação da Simon permitem preencher com matizes todo o tipo de ambientes, quer de uso doméstico ou público. Ao mesmo tempo que atendem às necessidades dos utilizadores, as luminárias podem definir o caráter e a estética de um espaço. Combinadas com o controlo de luz da Simon, permitem regular a luminosidade, criar ambientes e poupar energia, adaptando os espaços à criatividade dos profissionais e acompanhando-os no processo de conceção do espaço.

PARA MAIS INFORMAÇÕES
Solsona Comunicación
María Asín Tel. (+34) 93 237 49 88
mariaasin@solsonacomunicacion.com