facebook_pixelConcurso CIUDADES [en] VISÍBLE: acordo mútuo entre arquitetos e famílias para construir habitação social no Peru | Projectista

Concurso CIUDADES [en] VISÍBLE: acordo mútuo entre arquitetos e famílias para construir habitação social no Peru

Data de publicação

Não às cidades invisíveis.

Aos atentos, um concurso que levanta (e questiona) três eixos muito importantes da realidade arquitectónica peruana. Por um lado, fala sobre a integração dos arquitectos como cidadãos, cujo papel social é indispensável. Da mesma forma, na mesma linha, levanta a visibilidade dos sectores esquecidos da cidade (e seus habitantes) para intervir neles - com eles - unindo forças entre profissionais (conhecimento / experiência) e famílias (ideias / necessidades). E, finalmente, o problema não menos importante, mas o grande enigma: a habitação social, precária e ausente no país, cujas oportunidades de relação com o espaço público estão latentes. Após esta união de visões, há uma mensagem muito sensível, e é expandir nossa visão para questões realmente fundamentais a serem abordadas a partir da arquitectura, em favor de ter cidades visíveis.

A concurso CIUDADES [en] VISIBLE é organizado pela MUTUO, que com este primeiro concurso está presente como "uma plataforma de integração, um espaço onde a arquitectura se torna uma oportunidade para se envolver. Para se re-conectar. Em contextos onde a demanda da arquitectura é latente e urgente nos sectores menos favorecidos e onde o acesso a ela foi reservado para uma minoria, acreditamos que é importante propor um espaço de compromisso e participação na busca de uma arquitectura mais social e mais inclusiva e mais democrático ".

CIUDADES [en] VISIBLE não é apenas um convite ao desenho arquitectónico, mas também a reflexão e questionamento do nosso compromisso profissional com o desenvolvimento dos ambientes mais vulneráveis ​​e a criação de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. As propostas devem abordar de forma sensível as características e requisitos da comunidade beneficiária, bem como a própria exploração do projecto e habitabilidade do espaço. Acreditamos que esta é uma oportunidade para articular uma rede de actores-chave e promover uma discussão activa e sustentada sobre o problema, em busca de um impacto real e comprometido.

Quem pode participar?
Todos os arquitectos, engenheiros civis, escritórios de arquitectura ou engenharia, e estudantes de arquitectura e engenharia civil, de todo o Peru e em qualquer lugar do mundo. Todos os interessados ​​podem se apresentar formando equipas no mínimo de 2 e máximo de 5 pessoas. A participação dos alunos do 7º ciclo é sugerida. É incentivada a participação mista de profissionais e estudantes de arquitectura e engenharia civil. Cada equipa participante pode enviar tantas propostas como fizerem os registos, se assim o desejarem, uma vez que cada proposta receberá um número de registo diferente.

Onde e para quem?
Comunidade 3 de dezembro é uma comunidade localizada ao sul da cidade de Lima, no distrito de Lurin. Foi fundada em 3 de dezembro de 1999 por cerca de 100 famílias de diferentes lugares em Lima e Peru. Ao longo destes 18 anos passaram por diferentes processos em busca de formalização e reconhecimento. Em 2016, as 68 famílias que ainda vivem lá conseguiram formalizar seus lotes e agora têm títulos de propriedade que os apoiam para continuar a melhorar. Além disso, há um ano que comemoraram a chegada de electricidade e gás natural, mas ainda não têm água e esgoto, e suas estradas não são asfaltadas.

Embora ainda haja caminho a seguir, todas essas famílias são um exemplo de firmeza e determinação, como tantos outros de diferentes comunidades do Peru, que procuram dar aos seus filhos um lugar melhor para viver. As famílias que participam deste concurso são 5 famílias da Comunidade 3 de dezembro em Lurín, com características diferentes. Cada equipa que participar no concurso poderá conhecê-los através de um kit de informações do projecto onde suas características e necessidades serão detalhadas, juntamente com todo o material necessário para a elaboração da proposta. As famílias beneficiárias são as seguintes: família Salazar, família Acarraz, família Teccse, família Huamán, família López.

Como é o projeto?
O concurso propõe desenvolver o desenho de 5 casas, correspondendo a 5 famílias diferentes dentro da comunidade 3 de dezembro em Lurin, Lima. As equipas registadas projectarão as 5 casas no total em lotes reais de propriedade de cada uma das famílias participantes. As propostas serão desenvolvidas no nível do plano arquitectónico com base nos critérios de desenho e requisitos de apresentação definidos nas regras do concurso. Os projectos devem demonstrar uma compreensão das necessidades de todas as famílias. A ênfase geral dos projectos será a obtenção de um contributo significativo para a qualidade de vida das famílias e sua comunidade. Embora cada habitação seja desenvolvida sob suas próprias premissas individuais, todas devem mostrar uma relação conjunta, como parte da linguagem uma mesma abordagem.

Júris

AlBorde ARCHITECTS - Estúdio de arquitetura colaborativa Equador
Marianela Castro de la Borda - Diretora e co-fundadora FANCYSTUDIOLIMA
Miguel Cruchaga Belaúnde - Decano da Faculdade de Arquitetura da UPC
Manuel de Rivero - Diretor e co-fundador 51-1 Arquitectos Decano Facultad de Arq. UCAL
José García Calderon - URBES Arquiteto e Planejador Urbano
Marta Maccaglia - Diretora e co-fundadora SEMILLAS

Premios

Primeiro Lugar: USD 1500
Segundo lugar: USD 800
Terceiro lugar: USD 500

Além da seleção de 3 propostas vencedoras, o júri selecionará até 5 menções honrosas, que serão publicadas em conjunto com as propostas vencedoras no site MUTUO e nas redes sociais. Da mesma forma, as propostas vencedoras serão publicadas no ArchDaily.

Registo

REGISTO PRIMÁRIO (de 01/28/2018 a 18/2/2017): $ 65
REGISTO REGULAR (de 18/02/2018 a 03/11/2018): $ 80
INSCRIÇÃO TARDIA (de 03/11/2018 a 04/04/2018): $ 100

Mais informações:

MUTUO