facebook_pixelConstrução do JNcQUOI Comporta, Cabana e passadiços: Carmo Wood alcança recorde de excelência na arquitetura em madeira | Projectista
Carmo Wood

Construção do JNcQUOI Comporta, Cabana e passadiços: Carmo Wood alcança recorde de excelência na arquitetura em madeira

Data de publicação

A Carmo Wood, empresa portuguesa líder em soluções de madeira tratada, desempenhou um papel de destaque na liderança da engenharia e construção da primeira fase do prestigioso JNcQUOI Comporta, o novo Beach Club do Grupo Amorim Luxury, situado na deslumbrante Praia do Pego, na Comporta. Sob a direção do reputado arquiteto Vincent Van Duysen, este projeto – que inclui, esta primeira fase, a construção do Beach Club, do espaço Cabana, das infraestruturas de apoio e dos passadiços envolventes - personifica a máxima exigência, qualidade e detalhes, criando um marco arquitectónico que se integra de forma harmoniosa com a natureza circundante.

“A missão da Amorim Luxury era clara: criar o Beach Club mais inigualável de Portugal e um dos melhores do mundo, totalmente integrado na beleza natural e ecossistema da Praia do Pego”, refere João Figueiredo, COO e Administrador da Carmo Wood. “A experiência da Carmo Wood em cálculos de engenharia em madeira e sua capacidade de compreender a linguagem dos arquitetos e transformar visões em realidade foram cruciais. A nossa capacidade logística e flexibilidade operacional permitiram adquirir materiais de todo o mundo e, em tempo recorde, tornar possível a concretização deste sonho arquitectónico da Amorim Luxury, do qual todos nós nos orgulhamos."

Com evidente destaque no uso de materiais sustentáveis - madeira e colmo - o restaurante e Beach Club JNcQUOI Comporta teve um prazo de execução recorde de cinco meses, desafiando a equipa da Carmo Wood a superar todas as expectativas. A dedicação da equipa de projeto, a estreita colaboração com os arquitetos, a procura global por fornecedores, e o esforço incansável da equipa de produção testemunham o compromisso da Carmo com a excelência, atendendo às altas expectativas do cliente.

O restaurante e Beach Club JNcQUOI Comporta destaca-se pelo uso impressionante de madeira. Ao todo foram aplicados 150m3 de madeira maciça de pinho silvestre e 70m3 de madeira lamelada do mesmo tipo e ainda diversas estruturas de colmo, demonstrando a capacidade da Carmo Wood para trabalhar com materiais de alta qualidade, em grande escala e máxima sustentabilidade. A fusão harmoniosa de materiais provenientes de diversos cantos do mundo, incluindo o pinho nacional e o pinho nórdico na estrutura, caixilharias inovadoras, canas da Grécia e Singapura, artesanato italiano, ventoinhas californianas e luminárias americanas, criou um mosaico cultural que personifica a grandiosidade do projeto.

Para além do restaurante, a Carmo Wood foi ainda responsável pela construção do Cabana, um restaurante de praia que, apesar do seu tamanho reduzido, promete elevar a experiência de alta gastronomia. A Carmo Wood debruçou-se sobre a necessidade de eficiência na cozinha e o uso inteligente do espaço para garantir que aqui residia uma versão mais pequena, mas igualmente impressionante, do Beach Club destinada a todos aqueles que querem relaxar e desfrutar das suas refeições à beira-mar. A cargo da Carmo Wood ficaram ainda as estruturas de apoio – casas de banho e enfermaria – bem como a execução de algum mobiliário de exterior, desenhado por Vincent Van Duysen. Este projeto foi concluído em apenas um mês.

Os telhados de colmo do Beach Club e do Cabana, onde a durabilidade e resistência eram determinantes para o sucesso do projeto, são provenientes da África do Sul e fornecidos em exclusivo pela Carmo Wood. O colmo sul-africano possui uma durabilidade superior, quando comparado com outros tipos de colmo, uma vez que é feito de partículas sólidas que, uma vez submetidas a esforços, aguentam melhor a tensão. Está opção oferece ainda um isolamento térmico e acústico superior e prima pela aparência natural e elegante, conferindo um toque de sofisticação ao projeto.

A primeira fase desta desafiante empreitada da Carmo Wood inclui ainda 700ml de passadiços de acesso à Praia do Pego, edificados em apenas dois meses, que promovem a acessibilidade, mas garantem o profundo respeito pela natureza envolvente e delicado ecossistema das dunas. O design inteligente destas estruturas tem detalhes quase imperceptíveis como a escolha da cor para a pintura que foi meticulosamente ponderada para ter uma tonalidade que se funde harmoniosamente com o ambiente circundante. A estrutura de passadiços inclui diversas rampas que tornam a Praia do Pego acessível a pessoas com mobilidade reduzida.