facebook_pixelDomótica: A união de conforto, eficiência energética e automação | Projectista
Morgado & Ca

Domótica: A união de conforto, eficiência energética e automação

Data de publicação

O conceito de “lar inteligente” está-se a tornar cada vez menos numa realidade que é parte de um futuro distante. A ideia de “futuro tecnológico” está-se a aproximar cada vez mais do nosso dia-a-dia e especialmente, das nossas residências como as conhecemos. Aqui apresentamos-lhe um conceito que começa a ser cada vez mais referido como uma peça do puzzle que irá integrar essa nova realidade: sistemas de domótica.

O que é a Domótica?

O conceito de Domótica trata-se de algo que há já alguns anos tem sido referido como algo que irá remodelar a definição de “lar inteligente” ou “lar tecnológico”. Derivado da palavra francesa “Domotique” (Domus "casa" + Immotique "automático") logo indica uma casa com funções automáticas.

Uma imagem com mobília, interior, texto, mesa de centro

Descrição gerada automaticamente

Esta parte da automação surge no âmbito de uma evolução tanto a nível de segurança como a nível da correria do dia a dia que cada um de nós sofre com as diversas tarefas que o dia nos confronta traduzindo-se em resultados na melhoria das condições de vida de milhares de pessoas em todo o mundo. É também um conceito que visa reduzir os esforços de cada uma nas atividades diárias e rotineiras.

Mais do que introduzir a tecnologia às rotinas de milhares de cidadãos, a domótica é um conceito que desejamos seja uma fusão simples e bastante intuitiva para o utilizador. Com recurso a uma variedade de meios eletrónicos e informáticos, um sistema de domótica terá sempre como principal objetivo não só uma utilização integrada dos equipamentos de um edifício, mas também a criação de uma gestão integrada.

Este conceito também se pode aplicar a edifícios comerciais, algo que permite que o seu funcionamento melhore a qualidade de uma variedade de processos principalmente a da gestão de recursos.

Quais as principais vantagens dos Sistemas de Domótica?

Uma imagem com pessoa, parede, homem, luz

Descrição gerada automaticamente

Naturalmente, os sistemas de domótica trazem consigo uma série de vantagens no que toca à melhoria da qualidade de vida e de funcionalidade de um edifício. 

Aqui apresentamos alguns dos fatores principais deste sistema, assim:

1 - Conveniência: Permite controlar remotamente e de forma automatizada os edifícios. Com um pequeno gesto num botão de um smartphone ou de um tablet a app ajusta elementos como a temperatura, iluminação ou até ligar diversos aparelhos eletrónicos individualmente ou em simultâneo.

2 - Eficiência energética: Este elemento é um dos maiores destaques em torno dos sistemas de domótica. Sublinha-se sobretudo a capacidade de controlar e monitorizar o consumo energético do edifício. 

3 - Segurança: Naturalmente, não poderíamos deixar de sublinhar o fator da segurança entre uma das principais vantagens que torna um sistema de domótica atrativo.

Uma imagem com interior, Telemóvel, texto, aparelho

Descrição gerada automaticamente

Elementos tais como câmaras de videovigilância, sensores de movimento ou alarmes inteligentes, se corretamente interligados, conseguem subir a percentagem de segurança. Sublinhamos ainda o facto destes componentes permitirem o envio de notificações para o utilizador em tempo real, o que possibilita a tomada de decisão mais célere.

4 - Conforto personalizado: A personalização é um dos pontos-chave que ajuda a tornar um sistema de domótica intuitivo, user-friendly e acima de tudo, simples. Por exemplo, é perfeitamente possível ajustar a temperatura de um espaço conforme diferentes horas do dia, bem como, reproduzir diferentes tipos de música em partes distintas de uma casa.

5 - Monitorização e controlo remoto: Capacidade de um utilizador poder controlar a sua casa ou estabelecimento por via remota. Através de uma aplicação no dispositivo móvel ou no tablet, poderá receber notificações relativamente aos status dos dispositivos, alertas relevantes ou até ajustar as suas configurações. Para isso, só basta ter acesso à Internet, esteja onde estiver, o que proporciona, sem dúvida, uma maior sensação de tranquilidade e controlo.

Uma imagem com pessoa, parede, interior, aparelho

Descrição gerada automaticamente

São várias as marcas que já começaram a introduzir sistemas de domótica, e a Morgado & CA. S.A. é uma dessas marcas, que sempre privilegiou a inovação e a tecnologia nas escolhas dos seus parceiros, estamos a falar da Vimar, Beghelli e WAGO.

Aplicação de Sistemas de Domótica Vimar

O Grupo Vimar vai muito para além do mero conceito de design moderno de interruptores versáteis para uma variedade de espaços.

Uma imagem com Retângulo, entrada, design

Descrição gerada automaticamente

Esta marca apresenta uma vasta gama de soluções das mais simples às mais complexas e versáteis que oferecem ao utilizador a possibilidade de aceder ao controlo total de uma habitação, ou até de um edifício inteiro.

Há três pilares por detrás das muitas soluções Vimar apresentadas que se baseiam em:

  • Conforto
  • Eficiência Energética
  • Proteção e Segurança

Quando falamos de conforto, o utilizador pode controlar a sua casa à distância de um clique a partir de uma app instalada no seu smartphone ou tablet, seja em que parte do globo se encontre. Mas, para além disto, graças às diferentes soluções de comunicação que a Vimar oferece, todas permitem ser ligadas entre si promovendo assim um leque vasto de respostas que vão desde o controlo de persianas e estores aos sistemas mais sofisticados de intercomunicação, automação de portões até a videovigilância dando a possibilidade de criação de cenários.

Quanto à eficiência energética, permite através da mesma aplicação fazer uma economia de recursos, logo amiga do ambiente e da carteira.

Por último, proteção e segurança, são cada vez mais importantes, permitindo acionar à distância sistemas de alarme, bem como sistemas de controlo de acessos, videovigilância e videoporteiros.

Uma imagem com texto, captura de ecrã, design, Computador tablet

Descrição gerada automaticamente

Todas as soluções Vimar são acessíveis e intuitivas para o utilizador graças à presença de elementos como:

  • Controlo por voz
  • Controlo via App
  • Gestão Remota
  • Integração com terceiros

A presença da iluminação permanente ou de segurança também é um fator muito importante que hoje nos temos de preocupar.

Iluminação de segurança Beghelli

Também a iluminação de emergência e de presença da Beghelli permite que todo o sistema seja controlado remotamente. É possível ligar diferentes "módulos" das armaduras MOULA que permitem expandir o sistema Centralteste (CT) para uma App, a B.Connect ou ainda mais completo, à plataforma “Nube” e dessa forma termos na palma da nossa mão ou ao alcance de um clique todo o controlo e monitorização do sistema de iluminação de segurança que temos instalado. Este sistema possibilita a poupança de recursos e tempo.

Mas, por detrás destes sistemas há uma outra parte que normalmente todos nós nos esquecemos, a parte não visível que são as ligações, as programações, a cibernética, aqui falamos dos sistemas de automação WAGO

 WAGO também consegue entregar para cada caso uma solução de automação capaz de fazer jus às exigências mais contemporâneas da tecnologia cibernética e de segurança.

A utilização da smartDATA, a partir do qual a WAGO proporciona aos seus clientes um fluxo de dados contínuo. Para além da solução em si, também providencia as ferramentas de software e interfaces necessárias para diversos processos distintos, nomeadamente, o plano elétrico e mecânico, ou até a encomenda e produção de produtos configurados ou individuais.

Uma imagem com texto, desenho, esboço, circuito

Descrição gerada automaticamente

Em seguida, entre algumas das soluções de automação mais populares da WAGO, temos a gestão de iluminação inteligente da WAGO. À semelhança da que referimos do Grupo Vimar e Beghelli, esta tecnologia permite o controlo intuitivo da iluminação em espaços bastante amplos, instalações de produção ou armazéns. 

Como é esta inovação possível? Fácil: Os sistemas de gestão de energia da Wago empregam uma união infalível entre um hardware predefinido e um software intuitivo. O resultado desta combinação moderna facilita a conceção e ativação de novos sistemas de iluminação, enquanto torna a intervenção muito mais flexível.

Por último, mas não menos importante no panorama tecnológico, estas soluções estão integradas na Nuvem/Cloud, o que têm tornado a WAGO numa empresa com bastante autoridade no que toca a inovações tecnológicas para setores técnicos muito específicos. Tanto a WAGO Cloud, como a WAGO IoT Box providenciam soluções modernas que respondem a uma diversidade de cenários, quer aqueles que são exclusivamente tecnológicos, quer aqueles que se encontram divididos entre o hardware e o software. Com ambas as soluções o utilizador não irá precisar de ter conhecimentos aprofundados de tecnologia para colecionar e interpretar dados dos diversos sistemas.

Uma imagem com pessoa, interior, computador, vestuário

Descrição gerada automaticamente

Em suma, não há dúvidas de que os sistemas de domótica num futuro que está cada vez mais próximo de nós, vieram para ficar e mudar completamente o nosso modo de execução de tarefas. Afinal, trata-se de uma tecnologia que traz para nós uma miríade de vantagens que transformam quer uma residência privada, quer um edifício profissional num meio dominado por um ambiente inteligente.

Uma imagem com interior, parede, mobília, vestuário

Descrição gerada automaticamente

A automação e integração de dispositivos proporcionam uma modernidade incomparável que irá mudar muitas das nossas rotinas como as conhecemos hoje. Além disso, tem a seu favor outros tópicos de relevo contemporâneo, tais como a eficiência energética, a segurança, a sustentabilidade e a monitorização de uma cadência de ações de forma remota, independente da localização física do utilizador. 

A domótica está a transformar o nosso modo de vida para um conceito mais smart & friendly À medida que surgem mais inovações neste campo, é seguro referir que poderemos esperar grandes transformações, muitas das quais irão beneficiar aqueles que procuram as escolhas inteligentes para maior conforto, eficiência e segurança!