facebook_pixelGrupo Roca fechou o ano de 2022 com receitas de 2.092 milhões de euros e investimento de 135 milhões | Projectista
ROCA

Grupo Roca fechou o ano de 2022 com receitas de 2.092 milhões de euros e investimento de 135 milhões

Data de publicação
  • O Grupo aumentou as vendas em 1,9%, apesar da complexidade macroeconómica e do abrandamento da procura, registando um lucro de 42 milhões de euros.
  • O Grupo continua a crescer graças à flexibilidade, capacidade de adaptação e procura de excelência em todos os seus processos.
  • Em matéria de sustentabilidade, a empresa reduziu em 39% as suas emissões de CO2 de scope 1 e 2, desde 2018.

O grupo Roca, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, fechou o exercício de 2022 com uma faturação de 2.092 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,9% em relação a 2021, apesar da diminuição dos níveis de procura, o que se deveu, em grande medida, ao aumento do custo da energia, à escalada da inflação a nível mundial e, por outro lado, ao efeito negativo do desinvestimento na Rússia. O Grupo obteve um lucro líquido de 42 milhões de euros, mantendo a sua tendência de crescimento, graças à melhoria contínua da eficiência nos seus processos de produção, à implementação de uma solução operacional de negócio flexível e com capacidade de adaptação às diferentes necessidades locais, bem como à aplicação de políticas de redução e controlo de custos de produção. O EBITDA situou-se nos 356 milhões, o que equivale a 17% do volume de negócios.

No que respeita à evolução das vendas, são significativos os aumentos obtidos no Brasil, na Índia, na China e, também, em Espanha, que mantém um crescimento sustentado desde 2014, sem ter em consideração as consequências da pandemia no ano de 2020.

O CEO do grupo Roca, Albert Magrans, realçou que “num ano tão complicado como o atual, os nossos profissionais fizeram valer a sua participação e o seu esforço, dando continuidade ao crescimento da empresa”. Realçou ainda que “o património líquido ascendeu a 1.707 milhões de euros, o que reflete a solidez financeira do Grupo, que baseia o seu crescimento no autofinanciamento através do reinvestimento de lucros”.

135 milhões de euros de investimento, mais 8,9% em comparação com 2021

A empresa aumentou o seu esforço de investimento para os 135 milhões de euros, tendo sido de 124 milhões em 2021, os quais se destinaram principalmente a: projetos de ampliação e melhoria da capacidade produtiva das fábricas do Brasil e da Índia; uma nova fábrica de bases de duche em resina e banheiras em compósito, na Polónia; ampliação do negócio de móveis para espaços de banho, em Espanha e Portugal; e investimentos em descarbonização, circularidade e sensorização que garantem o desenvolvimento de todos os centros de produção, no que respeita a digitalização, sustentabilidade e uso eficiente dos recursos. 

Por outro lado, a empresa realizou com sucesso a reconversão da sua fábrica da Croácia em centro logístico, transformando-a num hub que presta serviços aos principais mercados do centro da Europa.

Sustentabilidade: avanços no sentido do objetivo de neutralidade carbónica em 2045

Desde que iniciou o plano de descarbonização em 2018, o grupo Roca conseguiu reduzir em 39% as emissões de CO2 de scope 1 e 2. Diminuiu também a intensidade do uso de energia em 47% e, apenas no ano de 2022, instalou mais de 10 000 painéis fotovoltaicos em diversos locais, entre os quais se destacam Gavà (Espanha), Cantanhede (Portugal) e Suzhou (China); para alcançar um total de 21 800 painéis nas instalações do Grupo em todo o mundo.

De igual modo, deu continuidade ao plano de eficiência hídrica nas fábricas de Burgos (Espanha), Eskisehir (Turquia), Settat (Marrocos) e Cantanhede (Portugal), em 2021.

O grupo Roca conseguiu ainda atingir um nível de reintrodução ou reciclagem dos seus resíduos de 74%, bem como reduzir em 54,6% a respetiva intensidade de produção no referido período.

Desenvolvimento de centros de competência

Um dos principais projetos de adaptação das capacidades do grupo Roca ao mercado é o alargamento do modelo industrial de centros de competência, o que permite responder com maior agilidade, eficiência e sustentabilidade às tendências e à procura dos utilizadores. Os centros de competência são hubs de conhecimento e tecnologia, que coordenam as ações de todo o Grupo nas respetivas categorias. 

A integração na rede industrial do Grupo das unidades de Royo e Sanit, adquiridas em 2021, impulsionou especialmente a consolidação deste modelo, com o objetivo de reforçar a oferta completa de soluções integradas para espaços de banho, incluindo todas as categorias de produto adicionais à porcelana sanitária: torneiras, móveis para espaços de banho, sistemas de instalação, divisórias e acessórios, compósitos e banheiras em aço.

O crescimento e o investimento continuam em 2023

Durante o ano de 2023, o grupo Roca continua a consolidar a sua política de aquisições através da transação da empresa americana Madeli. O Grupo anunciou a compra da empresa de móveis e espelhos para espaços de banho, com sede na Flórida, e 500 pontos de venda nos EUA, o que contribuiu para reforçar a categoria de produto e gerou um efeito estratégico propulsor, num mercado onde o mobiliário é significativo na decisão de remodelação.

Este ano está a ser igualmente frutífero em relação ao investimento através da plataforma de corporate venture capital (CVC) do grupo Roca: o Roca Group Ventures. Este realizou um investimento inicial em Aquí Tu Reforma (ATR), uma plataforma digital de remodelação de habitações orientada para a melhoria da experiência do utilizador final, e analisou mais de 120 startups.