facebook_pixelISO 22955:2021 – A nova norma para escritórios em plano aberto | Projectista
ECOPHON

ISO 22955:2021 – A nova norma para escritórios em plano aberto

Data de publicação

Tanto os escritórios tradicionais como os escritórios em plano aberto (cada vez mais habituais) respondem à necessidade das organizações de facilitar a tomada de decisões e a transferência de conhecimento entre os trabalhadores, bem como de fomentar a comunicação e colaboração entre os trabalhadores, ou mesmo promover a imagem corporativa da empresa.
Felizmente, o bem-estar dos trabalhadores também é uma prioridade que se tem cada vez mais em consideração quando se desenham este tipo de espaços. No entanto, o ruído continua a ser a principal causa de descontentamento nos escritórios, é um motivo subjacente de stress e frustração no âmbito profissional e está também relacionado com um maior número de baixas por doença. Está demonstrado que um bom condicionamento acústico pode, não só melhorar o bem-estar dos trabalhadores, como também contribuir para o aumento da produtividade:

ISO 3382-3 – Como medir a propagação do som em escritórios abertos?

A frase “escritório em plano aberto” designa, de acordo com a norma internacional ISO 3382-3, “escritórios e espaços similares onde um elevado número de pessoas trabalha, conversa ou trabalha de forma independente, e em lugares de trabalho bem definidos”. De acordo com o supracitado, a norma também menciona os problemas derivados de um condicionamento acústico inadequado: “condições acústicas insuficientes podem provocar redução da produtividade”. 

Nestes espaços, o som propaga-se mais facilmente e de forma eficaz. Quanto mais curta a distância de propagação do som da fonte sonora, menos pessoas serão distraídas. Nestes espaços, o som propaga-se mais fácil e eficazmente. Quanto mais curta a distância de propagação do som da fonte sonora, menos pessoas serão distraídas. A norma afirma que " existem evidências de que são necessários outros parâmetros para além do tempo de reverberação (tradicionalmente utilizado para avaliar a acústica da sala) para descrever um espaço de forma mais detalhada". Estes parâmetros estão relacionados com a propagação do som: diminuição dos níveis de ruído, inteligibilidade, bem como o ruído de fundo.

A norma internacional ISO 3382-3 especifica métodos para a medição das propriedades acústicas dos escritórios em plano aberto com mobiliário. O objetivo é descrever o comportamento e a propagação do ruído em superfícies amplas e/ou abertas (como corredores ou escritórios em plano aberto) para favorecer a privacidade entre os lugares de trabalho. Apesar de não estabelecer valores de cumprimento obrigatório, oferece recomendações de valores de parâmetros relacionados com a propagação em (i) “escritórios com condições acústicas pobres” e (ii) “boas condições”. Contudo, menciona também que "é raro encontrar escritórios em plano aberto com boas condições acústicas".

ISO 22955 – A nova norma para os escritórios em plano aberto

Condicionar de forma acústica um escritório em plano aberto através da instalação de soluções fonoabsorventes de alta qualidade no teto e paredes é uma condição necessária para o seu sucesso, mas não é suficiente. São muitos os desafios arquitetónicos na configuração de um desenho acústico de qualidade de um escritório em plano aberto. Além do aspeto puramente técnico e acústico, é necessário falar várias "línguas", ou seja, acomodar diferentes tarefas e também diferentes personalidades, que muitas vezes realizam tarefas em espaços abertos e que apresentam potenciais distrações.

A nova norma internacional ISSO 22955 (publicada em maio de 2022) pretende oferecer a solução, do ponto de vista acústico, à convivência das duas realidades, teoricamente contraditórias, que coexistem nos escritórios: a comunicação oral e o trabalho individual, que requer um nível elevado de concentração. Ou seja, integra a perspetiva cognitiva do som no desenho do espaço. O objetivo deste documento é “oferecer princípios descritivos e métodos de medição acústica de fácil utilização relacionados com a perceção do ambiente acústico por parte dos utilizadores”. Desta forma, o documento tem como objetivo “ajudar os diferentes atores envolvidos no planeamento, conceção e construção de escritórios a proporcionar aos utilizadores um bom nível de conforto acústico”. Para o conseguir, é necessário limitar as poluição sonora entre os lugares de trabalho contíguos, bem como otimizar a inteligibilidade das conversas a curta distância. Isto será possível através da classificação das atividades típicas de um escritório em plano aberto em 6 categorias:

  1. Espaço em plano aberto: atividade ainda desconhecida.
  2. Telecomunicação e vídeo: principalmente para comunicação externa.
  3. Trabalho colaborativo intenso: comunicação verbal frequente com companheiros que estão próximos uns dos outros.
  4. Trabalho colaborativo moderado: comunicação verbal esporádica com companheiros que estão próximos uns dos outros.
  5. Áreas de entrada: receção do público.
  6. Espaços mistos: combinação de duas ou mais atividades no mesmo espaço.

Com base na classificação anterior, a norma estabelece quais são os diferentes desafios acústicos de cada uma das 6 tipologias nos diferentes espaços de atividade e também sugere os valores de parâmetros acústicos a cumprir em cada um deles. Estes parâmetros não se limitam à propagação do som (de acordo com a norma ISSO 3382-3 explicada anteriormente), como também incluem outros já definidos noutras normas, como os níveis de ruído, reverberação, isolamento entre atividades contíguas, etc. A ISSO 22955 também oferece algumas recomendações gerais sobre o desenho e distribuição do escritório por andar, bem como uma metodologia sobre o fluxo de trabalho e análise dos espaços.

A título de exemplo, apresentamos desafios acústicos, a sua descrição e parâmetros acústicos recomendados pela norma para a tipologia espacial 1 ("espaço em plano aberto: atividade ainda desconhecida"):

http://www.acousticbulletin.com/wp-content/uploads/2021/07/table-1-unknown_.jpg

O escritório do futuro terá uma “boa acústica”

A nova norma ISSO 22955 proporciona mais clareza sobre o desenho acústico de escritórios, e é muito provável que seja amplamente utilizada nos próximos anos. Mais concretamente:

  • A norma melhora o conhecimento sobre o assunto e as expectativas das pessoas que utilizam estes escritórios de plano aberto.
  • Proporciona uma oportunidade para melhorar as condições acústicas 
  • Oferece novos métodos de desenho acústico.
  • Estipula objetivos de desenho claros.