facebook_pixelLigações entre elementos na Construção LSF | Projectista
Tecofix

Ligações entre elementos na Construção LSF

Data de publicação

As ligações entre elementos na Construção em LSF são um dos fatores determinantes para o seu sucesso

Tecofix Construção LSF Obra

As ligações entre elementos na construção em LSF são um dos fatores determinantes para o seu sucesso. A utilização de perfis Light Steel Frame (LSF), interligados entre si através de parafusos de diâmetros reduzidos, garantem uma fiabilidade já reconhecida.

Contudo, o que utilizar para as variadas ligações na Construção LSF?      

Vamos dividir a solução a adotar de acordo com os materiais a unir:

  • Aço-Betão: nas ligações à fundação;
  • Metal-Metal: nas ligações entre perfis;
  • Madeira-Metal: nas ligações em placas estruturais e painel de fachada;
  • Gesso Laminado: metal nos revestimentos de paredes e tetos.

Adicionalmente, podemos ainda incluir algumas ligações ou fixações provisórias, não estruturais, como a utilização de pregos, rebites e agrafos.

Relativamente à ligação da estrutura LSF ao elemento de betão, esta pode ser efetuada através de um processo mecânico ou de uma ligação química. Sendo recomendável a utilização de soluções que concedam grandes resistências, com proximidades reduzidas das fixações ao bordo. A Tecofix aconselha assim, a utilização de ancoragens químicas ou da tecnologia Spit Tapcon (parafusos auto-roscantes para betão), que tem sido cada vez mais adotada pelos instaladores devido à sua rapidez e rendimento em obra. Adicionalmente, é importante garantir uma ligação que tenha desempenho C1 sísmico no local da construção.

Quais os tipos de parafusos utilizados na Construção LSF?

No processo construtivo LSF, normalmente são utilizados 2 tipos de parafusos, de acordo com a sua função:

  • Parafusos auto-perfurantes;
  • Parafusos auto-roscantes.

Qual a aplicação de cada parafuso?

Os parafusos auto-perfurantes são aplicados na ligação de perfis que não tenham pré-furo, ligações entre chapas OSB de piso ou parede. Dependendo do local da sua aplicação, poderão ter diâmetros entre 4,2 mm e 6,3 mm, e comprimento variável, de acordo com a espessura a fixar. Deve garantir-se 2/3 passos de rosca, além da broca, no atravessamento de peças. Na fixação de elementos de madeira a metal, podem ser utilizados auto-perfurantes com alheta. Sendo que, nas reabilitações mistas, com estruturas metálicas mais pesadas e LSF, os auto-perfurantes podem também possuir uma broca com comprimento mais variado, de acordo com a espessura do aço a perfurar.

No caso dos parafusos auto-roscantes, são utilizados na fixação das frames pré-furadas (estes são de comprimento reduzido, sendo que, raramente ultrapassam os 30 mm), para a fixação de placas de gesso ou isolamento, em elementos de madeira/ OSB.

Em suma, a gama de parafusos para a montagem de uma estrutura LSF é extensa e ainda poderia ser aumentada, se tivermos em conta o seu tipo de cabeça, por exemplo, sextavada, embeber ou queijo, e o tipo de encaixe, tais como, philips, torx ou quadrado. A fixação destes parafusos é efetuada mecanicamente através de aparafusadoras adequadas para estas aplicações.

Se pretende saber mais sobre Construção LSF?

Temos a solução ideal para si! Sugerimos os cursos da Quantte, focados nos diversos profissionais do setor da arquitetura e construção, utilizando algumas das nossas ferramentas e sistemas de fixação.

Se procura aconselhamento?

Em caso de dúvidas no seu projeto, temos a nossa equipa técnica disponível para o ajudar, através do email joselito.pereira@tecofix.pt