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MELOM Obras celebra o seu 13º aniversário com 215 mil obras nas residências portuguesas

Data de publicação

• A atual situação económica impulsiona a procura por casas para remodelar. 
• A MELOM investe em parcerias com mediadores imobiliários e oferece serviços de consultoria de Arquitetura.

A MELOM Obras, líder no setor de renovações residenciais em Portugal, celebra hoje o seu 13º aniversário, que fica marcado por um impressionante marco de 215.000 projetos realizados em residências portuguesas, avaliados num total de 1.969.622 mil milhões de euros, com mais de 451.000 orçamentos entregues. A par do crescimento em Portugal, a MELOM Obras orgulha-se também da sua expansão no mercado europeu, com presença em Espanha e em Itália. 

Em resposta à atual conjuntura económica, o grupo MELOM assistiu a um aumento significativo na procura de casas em segunda mão a precisarem de renovação. Uma vez que o estado de conservação desempenha um papel fundamental na determinação do valor imobiliário, os imóveis para renovar acabam por ser uma alternativa muito competitiva em comparação com a compra de imóveis novos ou já reabilitados. Neste sentido, a MELOM obras tem concentrado os seus esforços em estabelecer parcerias com mediadores imobiliários, para que estes consigam oferecer soluções aos seus clientes desde o início da operação de uma compra de casa.

Atualmente, a MELOM Obras, em colaboração com o Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), especializado em pequenas intervenções, conta com 142 franqueados (72 pertencem ao QMACO e 70 à MELOM), empregando diretamente cerca de 700 profissionais nos seus franchisados. Além disso, o negócio é indiretamente potenciado por um grande número de trabalhadores autónomos e empresas subcontratadas. Para este último trimestre, a MELOM tem como meta atingir 150 franchisados e estima uma faturação de aproximadamente 35 milhões de euros (M€). 

"Ao longo destes 13 anos, conseguimos crescer de forma consistente e afirmar-nos como líderes  de mercado. Contribuímos para a profissionalização do setor e destacamos as vantagens para os  profissionais ao associarem-se à nossa marca, oferecendo apoio contínuo aos nossos  franchisados, bem como acesso à formação, tecnologia e marketing. Iniciámos a nossa jornada num período de crise em Portugal, em 2010, quando os portugueses enfrentavam dificuldades no  acesso ao crédito e optavam por renovar as suas casas em vez de comprar novas. Com a  pandemia e o aumento do teletrabalho, verificou-se uma crescente necessidade de projetos de  renovação, adaptação de espaços e uma maior preocupação com o conforto térmico, acústico e eficiência energética das habitações. Atualmente, enfrentamos novamente uma crise financeira e habitacional, o que está a impulsionar a procura por casas que necessitam de renovação. Esta tendência deverá manter-se no próximo ano, com um aumento na procura por imóveis comerciais para conversão, bem como por casas de menor dimensão e com design personalizado." João Carvalho, Co-fundador da MELOM obras. 

João Carvalho, acrescenta ainda: "Os nossos clientes procuram uma solução completa para as suas residências. No entanto, enfrentamos desafios devido à carência de profissionais qualificados na construção, problemas no fornecimento de materiais e obstáculos no processo de licenciamento. Os nossos franchisados têm demonstrado enorme experiência e responsabilidade na resposta às necessidades do mercado, oferecendo uma vasta gama de serviços que abrange desde o planeamento do projeto, à otimização da eficiência energética da habitação, até à decoração. Temos uma rede de franchisados, grande e multidisciplinar, que se complementa e que consegue muitas vezes suprimir as falhas que o mercado tem.” 

Os dados revelam um notável aumento no volume de adjudicações, especialmente no que diz respeito a remodelações gerais e pequenas intervenções. No decorrer do ano passado, as insígnias alcançaram um crescimento significativo no número total de adjudicações em relação ao ano anterior. Estes números refletem um cenário extremamente positivo para o setor, demonstrando uma necessidade crescente para os serviços de remodelação e construção em Portugal. O aumento do número de adjudicações, o crescimento substancial na faturação e o aumento dos pedidos de obra indicam que o mercado se encontra em expansão e a existência de uma confiança crescente por parte dos consumidores e investidores no setor de construção e remodelação. 

As remodelações gerais e os trabalhos de pintura mantêm-se no topo do tipo de obras mais solicitados pelos portugueses. As restantes intervenções, que fecham o top 5 das mais requeridas, estão relacionadas com a canalização, bricolage, instalações e pavimentos. Quanto ao valor médio de obra a MELOM manteve a mesma tendência face a 2022, atingindo um valor de cerca de 30.000 euros, enquanto a QMCO atinge cerca de 15.000 euros. Outro dado a destacar, o crescimento contínuo e consistente da rede de franchisados com a abertura, nos últimos dois anos, de 54 novas unidades em território nacional, sendo 15 da MELOM e 39 da QMACO. 

“Em 2023, temos vindo a trabalhar exclusivamente com clientes das nossas insígnias MELOM e Querido Mudei a Casa e, por isso, tivemos um aumento significativo nos valores médios de adjudicação e obra, mas em contraponto tivemos uma redução do número de pedidos, em seguimento do final da parceria com o Leroy Merlin, deixando cair grande parte dos pedidos para pequenas instalações e pequenas obras. O nosso foco está agora na qualificação dos pedidos de orçamento para obras e remodelações de maior dimensão. Acreditamos que os nossos franchisados têm o know-how e a capacidade de entrega que este género de projetos exige”, sublinha João Carvalho, co-fundador da MELOM.