facebook_pixelOs objetivos climáticos da Deceuninck são validados pela SBTi. | Projectista
Deceuninck

Os objetivos climáticos da Deceuninck são validados pela SBTi.

Data de publicação

Após uma avaliação exaustiva, a Science Based Targets Initiative (SBTi) aprovou os objetivos de redução de gases com efeito de estufa (GEE) da Deceuninck e confirmou que o seu plano está em conformidade com os últimos desenvolvimentos da ciência climática.

No contexto do Dia Mundial da Poupança Energética, a Deceuninck realça o esforço da empresa belga no sentido de minimizar o seu impacto ambiental graças à sua política de sustentabilidade e reciclagem. 

No ano 2022, a Deceuninck, empresa líder em soluções para portas e janelas na Europa, apresentou os seus objetivos de redução de gases com efeito de estufa com o objetivo de obter a validação SBTi.

Em setembro de 2023, concluiu-se a avaliação SBTi e aprovaram-se os objetivos da Deceuninck a curto e a longo prazo com base nos seus critérios Net Zero. Os objetivos climáticos da empresa estão em linha com a campanha “Business Ambition for 1.5º C”, cujo objetivo consiste em limitar o aquecimento global a 1,5º C.

Bruno Humblet (Diretor Executivo da Deceuninck): “Enche-nos de orgulho receber este reconhecimento por parte da SBTi. Há anos que vimos desempenhando um papel pioneiro no nosso setor graças às nossas instalações de reciclagem. A aprovação SBTi confirma que continuamos a tomar as medidas adequadas para minimizar o nosso impacto ambiental. Os nossos objetivos são ambiciosos, mas o facto de termos passado esta avaliação científica e independente dá-nos a confiança de que juntos podemos atingi-los.”

Os objetivos validados da Deceuninck 

Objetivos a curto prazo: A aprovação confirma o compromisso da Deceuninck em reduzir as emissões absolutas de GEE de âmbito 1 e 2 em 80% até 2030, tomando o ano 2021 como ano de referência. A Deceuninck compromete-se igualmente a reduzir as emissões de GEE de âmbito 3 em 51,5% por tonelada de produção no mesmo período.

• Objetivo Net Zero global: A Deceuninck compromete-se a alcançar uma emissão líquida zero de gases com efeito de estufa de âmbito 1, 2 e 3 até ao ano 2050.

O âmbito 1 abrange as emissões diretas procedentes das atividades da Deceuninck à escala mundial. O âmbito 2 abrange as emissões associadas à energia adquirida. No caso da Deceuninck, trata-se principalmente de eletricidade. A Deceuninck encontra-se a desenvolver vários projetos para passar a energia renovável, acelerar a eletrificação e melhorar a eficiência energética. O âmbito 3 abrange as emissões geradas ao longo de toda a cadeia de valor. Para atingir os objetivos relacionados com o âmbito 3, a Deceuninck compromete-se, juntamente com os seus fornecedores, a alcançar os objetivos de descarbonização e a acelerar o uso de PVC reciclado nos seus produtos.

Sobre a Science Based Targets initiative

A Science Based Targets initiative (SBTi) é um organismo global que permite às empresas estabelecer ambiciosos objetivos de redução de emissões, em linha com as últimas evoluções da ciência climática. Trata-se de uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A iniciativa tem como objetivo central encorajar as empresas do mundo inteiro a reduzir as suas emissões para metade antes de 2030 e a alcançar uma emissão líquida zero antes de 2050. A empresa avalia e aprova os projetos das empresas de forma independente.

Mais informação: https://www.deceuninck.es/es-es