facebook_pixelPiscinas terapêuticas – projetar e instalar | Projectista
Marlicel

Piscinas terapêuticas – projetar e instalar

Data de publicação

O projeto de uma piscina terapêutica depende do montante disponível para investir, da dimensão e do “público alvo” bem como da colaboração entre arquiteto, profissionais de saúde e instalador.

Conceber uma piscina terapêutica tem como pilares basilares os seguintes aspetos:

  • tamanho e formato da piscina
  • destinatários
  • equipamentos e recursos terapêuticos a instalar
  • equipamento de transferência
  • segurança

A dimensão da piscina dependerá dos equipamentos a instalar e das diferentes atividades a realizar /público alvo.

A Marlicel em parceria com a EWAC Medical instalam piscinas terapêuticas, tendo já efetuado 11 intervenções em hospitais portugueses e mais de 1000 piscinas pelo mundo.

Nos equipamentos a instalar, destaca-se a passadeira subaquática, que substitui os antigos corredores de marcha.

A passadeira permite o treino de marcha e mesmo a corrida dentro de água, proporcionando resistência e suporte. Além da utilização em reabilitação permite ainda o treino de performance desportiva, sendo utilizada no treino de atletas de alta competição, nomeadamente no futebol.

As nossas passadeiras permitem o controlo da velocidade, a colocação de jatos contra corrente e de camaras subaquáticas que permitem a visualização do processo em monitor externo, sendo um auxiliar importantíssimo para o terapeuta.

Em piscinas já existentes e sem possibilidade de incorporar a passadeira no fundo da piscina existe a possibilidade de promover a instalação externa da mesma com o auxílio de um elevador.

Outros equipamentos como duche manual subaquático; obstáculos de marcha, equipamento para treino de equilíbrio, bicicleta e mais recentemente o inovador pooltrack são alguns dos equipamentos disponíveis.

O equipamento de transferência é essencial, quando se prevê a utilização da piscina na reabilitação de pessoas com défice de mobilidade, em cadeira de rodas e acamados. A opção entre sistemas de transferência na borda da piscina ou via teto, são possíveis nas nossas instalações.

No aspeto da segurança, a boa ventilação e desumidificação da zona, evitando condensações e odores são primordiais.

Piso antiderrapante, controlo de acesso à piscina e controlo da qualidade da água são também fatores essenciais.

As nossas piscinas modulares, de fácil instalação e com ou sem fundo movível, são o state of the art em piscinas terapêuticas.

Se está a desenvolver um projeto neste domínio, contacte.

Marlicel: Rotunda Nuno Rodrigues Santos nº2 Armz 32, 2685-223 Portela Lrs / Contacto: info@marlicel.com e TM: 937340886