facebook_pixelPROTEGER 2024: Realidade Virtual Revoluciona a Saúde e Segurança no Trabalho e a Segurança contra Incêndios | Projectista
APSEI - Associação Portuguesa de Segurança

PROTEGER 2024: Realidade Virtual Revoluciona a Saúde e Segurança no Trabalho e a Segurança contra Incêndios

Data de publicação

Nos últimos anos, tem-se vindo a registar uma revolução na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e da Segurança contra Incêndios, com a introdução da realidade virtual como ferramenta inovadora para formação e prevenção. Alena Lochmannová, da Faculty of Health Care Studies | XR Institute, estará presente na PROTEGER 2024 para apresentar o tema “The use of virtual reality for occupational safety and fire protection: project presentations and current challenges.O evento decorre no Centro de Congressos do Estoril, nos dias 10 e 11 de Abril.

“A realidade virtual oferece uma experiência de formação imersiva e interativa que simula ambientes de trabalho realistas, permitindo que os colaboradores vivenciem cenários de risco sem qualquer perigo real. Essa abordagem inovadora tem o potencial de revolucionar a forma como as organizações abordam a formação. realidade virtual não é apenas uma ferramenta de formação, é uma mudança de paradigma na abordagem da SST e da Segurança contra Incêndios. Ao integrar tecnologias emergentes, estamos a construir um futuro onde a segurança no local de trabalho é redefinida e onde a prevenção é a palavra de ordem” afirma representante da Associação Portuguesa de Segurança.

A especialista internacional irá abordar todas as vantagens identificadas com a introdução da realidade virtual, demonstrando que é possível simular com precisão ambientes de trabalho específicos, proporcionando formação prática em situações de risco, como emergências médicas, incêndios ou manuseamento de substâncias perigosas.

Permite ainda oferecer formação personalizada, adaptando-se às necessidades individuais de cada colaborador, garantindo que todos estejam adequadamente preparados para os desafios específicos das suas funções, ao mesmo tempo que realiza uma avaliação integrada. Deste modo, permite monitorizar o desempenho dos colaboradores em tempo real, identificando áreas que requerem maior atenção, garantindo desta forma a eficácia da formação.

A PROTEGER, organizada pela APSEI, Associação Portuguesa de Segurança, é a principal conferência de segurança do país, sendo uma iniciativa anual, onde se pretende envolver os profissionais nacionais e internacionais no debate e na partilha de conhecimento técnico sobre as diversas vertentes da segurança. Nas últimas oito edições conseguiu contar com perto de 500 oradores e dez mil participantes. 

Para mais informações e inscrições visite o site aqui