facebook_pixelSoluções de Climatização Samsung para revolucionar o aquecimento doméstico graças à nova bomba de calor EHS Monobloco com R290 | Projectista
SAMSUNG

Soluções de Climatização Samsung para revolucionar o aquecimento doméstico graças à nova bomba de calor EHS Monobloco com R290

Data de publicação

Tecnologia de ponta combinada com um design sofisticado na nova série de bombas de calor EHS Monobloco R290 da Samsung.

A Samsung Electronics Air Conditioner Europe (SEACE) anuncia o lançamento oficial na Europa do seu produto pioneiro, a bomba de calor EHS Monobloco R290. Apresentada no início deste ano na ISH em Frankfurt, a EHS Monobloco R290 foi concebida para revolucionar o aquecimento doméstico, oferecendo tecnologia de ponta que proporciona maior conforto e tem um Potencial de Aquecimento Global (PAG) baixo. O produto está disponível numa grande variedade de capacidades que se adequam a várias exigências – 5, 8, 12 e 16 kW. Em particular, as unidades de 5 e 8 kW têm apenas 850 mm de altura em comparação com as unidades maiores de 12 e 16 kW com uma altura aproximada de 1000 mm.

Aquecimento inovador, preparado para o futuro

Várias funcionalidades importantes fazem da EHS Monobloco R290 uma opção de futuro para proprietários de imóveis. A EHS Monobloco R290 tem tecnologia de ponta que proporciona maior conforto, refrigerante com um Potencial de Aquecimento Global (PAG) baixo de 3 (em comparação com o PAG de outros refrigerantes como o R32 (675) e abastecimento consistente de água quente a uma temperatura elevada que pode atingir no máximo 75 °C[1]. Como tal, é uma solução adequada para substituição do sistema de aquecimento em todas as casas com sistemas de aquecimento a combustíveis fósseis, sem que haja necessidade de investimento adicional para melhorar o isolamento térmico.

Além disso, a EHS Monobloco R290 tem um elemento de permuta de calor maior, capaz de transferir mais calor de uma só vez, em comparação com uma unidade exterior convencional, graças a uma maior área de transferência de calor de até 39%[2], o que ajuda a apresentar um desempenho de aquecimento fiável de 100% em temperaturas tão baixas como -10 °C[3]. Também possibilita o aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS) a 70 °C, quando a temperatura exterior se situa entre -10 °C e 43 °C[4], sem utilizar o aquecedor auxiliar, poupando assim energia e produzindo AQS nos dias quentes de verão.

Manuel Sanchez Sanz, Diretor de Pré-vendas, Desenvolvimento Comercial, Marketing de Produtos, na Samsung Electronics Air Conditioner Europe, afirmou: "Para a Samsung, a bomba de calor EHS Monobloco R290 representa um avanço significativo na tecnologia de aquecimento doméstico. Apresentando um refrigerante que oferece um PAG mais baixo e água quente a temperaturas mais elevadas, esta bomba é seguramente um fator preponderante para os proprietários de imóveis. Ao lançar esta nova gama, a Samsung está preparada para cumprir a regulamentação europeia que deverá entrar em vigor num futuro próximo como é o caso, por exemplo da legislação da UE em matéria de gases fluorados, e de contribuir para o cumprimento do pacote ‘Fit for 55’ e das metas definidas no Protocolo de Montreal."

Concebida para funcionar com R290

A EHS Monobloco R290 usa R290 como refrigerante em vez do refrigerante R32 normalmente utilizado. Uma vez que se está a usar refrigerante R290, os componentes internos da unidade foram adaptados comparativamente com os de uma bomba de calor monobloco normal. Estas adaptações justificam a separação do refrigerante R290 do resto do sistema.

Instalação simples, funcionamento silencioso, apelo estético

Concebida para funcionar perfeitamente com R290, a EHS Monobloco R290 é fácil de manusear e essa é uma característica que certamente agradará aos proprietários de imóveis e aos profissionais do setor. A unidade exterior da EHS Monobloco R290 foi concebida para uma instalação, reparação e manutenção simples. Não precisa de uma certificação de gases fluorados para ser instalada. Os componentes internos da bomba de calor são facilmente acessíveis através do painel lateral, que pode ser removido desapertando apenas três parafusos. Isto permite poupar tempo e esforço durante os procedimentos de instalação, manutenção e reparação.

Uma das características mais importantes da nova EHS Monobloco R290 é que funciona com níveis de ruído tão baixos quanto 35 dB(A)[5] (nível de pressão sonora), utilizando um modo silencioso de 4 passos. A unidade exterior desta bomba de calor possui um sistema de isolamento acústico de camada dupla, equipado com o design patenteado Groove Grid Felt[6], que bloqueia e absorve eficazmente o ruído produzido pelas peças de compressão e demais vibrações. Os pés com molas de Anéis isolantes (em vez de pés de compressor de borracha) são usados na montagem do compressor, reduzindo assim a taxa de transferência de vibração em até 90%[7].

De cor cinzenta escura que complementa a tendência atual de design para exteriores de edifícios modernos, a EHS Monobloco R290 confere maior elegância às fachadas exteriores, sejam projetos de renovação ou residências de luxo.

Controlo de energia otimizado e informações oportunas

A nova gama de bombas de calor também pode ser conectada ao SmartThings Energy[8]para maximizar as poupanças e otimizar o consumo de energia. Um dos maiores ecossistemas abertos de dispositivos conectados em todo o mundo, o SmartThings Energy da Samsung é compatível com assistentes de voz como Bixby, Google Home e Amazon Alexa[9] e uma vasta gama de dispositivos. Ele oferece os melhores sistemas de gestão de energia doméstica e permite fazer verdadeiras poupanças de energia ao disponibilizar informações importantes, automações de poupança de energia e suporte, para que os utilizadores alcancem um consumo doméstico de energia líquido igual a zero (casa net zero).

Uma vez ligados, os utilizadores podem monitorizar o consumo de energia e reduzir potencialmente o seu consumo energético graças ao modo de poupança[10]. Outra funcionalidade que também pode reduzir o consumo de energia é o modo de Energia IA. Ao aprender os padrões de utilização de um utilizador, este modo ajusta a temperatura das AQS de modo a preservar o conforto do utilizador sem usar tanta energia[11].

A EHS Monobloco R290 estará disponível no início de novembro numa ampla variedade de capacidades para satisfazer as diferentes necessidades dos proprietários de imóveis em toda a Europa. Para obter mais informações sobre a EHS Monobloco R290 e sobre o compromisso da Samsung para com soluções de aquecimento sustentáveis.


[1] Temperatura de saída de água, quando a temperatura exterior oscila entre -10 °C e 35 °C. Os resultados podem variar em função das condições de utilização efetivas.

[2] Com base nas medições da Samsung num modelo EHS Mono R290 (AE080CXYDGK/EU), comparativamente a uma unidade exterior convencional (AE080RXYDGG/EU) com a mesma capacidade.

[3] Com base numa temperatura de saída de água de 55 °C. Os resultados podem variar em função das condições de utilização efetivas.

[4] A temperatura das águas quentes sanitárias (AQS) que sai do reservatório de AQS é de 70 °C quando a temperatura exterior se situa entre -10 °C e 43 °C. Se a temperatura exterior for inferior a -10 °C, é necessário utilizar um aquecedor auxiliar. Os resultados podem variar em função das condições de utilização efetivas.

[5] Com base em testes internos da unidade exterior da EHS Mono R290. O nível de ruído é medido a uma distância de 3 m da parte da frente da unidade exterior, numa câmara anecóica com uma temperatura exterior de 7 °C. Os resultados podem variar dependendo dos fatores ambientais e da utilização individual.

[6] Patente n.º: P2022-0012826

[7] Com base numa simulação computacional em conformidade com a fórmula teórica do anel isolante de mola em comparação com o anel isolante de borracha. Os resultados podem variar em função das condições de utilização efetivas.

[8] Disponível em dispositivos Android e iOS. É necessária uma ligação Wi-Fi, uma conta Samsung e um módulo Wi-Fi opcional (MIM-H04N).

[9] O controlo de voz é compatível com assistentes pessoais de IA, como Samsung Bixby 2.0, Google Assistant (Google Home) e Amazon Alexa. O Google Assistant não está disponível em algumas línguas e países. Google é uma marca comercial da Google LLC.

[10] O volume de poupança depende de vários fatores, como a instalação elétrica do utilizador, a temperatura interior/exterior, entre outras condições de utilização. Com a aplicação SmartThings, os utilizadores podem, por exemplo, programar o produto EHS Samsung relevante para o período em que o preço da eletricidade é mais baixo ou desligar a unidade quando não estiver a ser utilizada, para minimizar o consumo de energia.

[11] Disponível apenas quando se utiliza AE2**CNWM*G/EU. Com base em testes internos na EHS com um módulo hidrónico integrado (AE260RNWMGG/EU) e uma unidade exterior convencional (AE140BXYDGG/EU) em condições de utilização normais. Os resultados podem variar dependendo da configuração do sistema e dos modelos instalados.